TemaObjetivoDescrição
Fiscalização e CorreiçãoGarantir a conformidade aos Princípios Constitucionais na atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário.Controlar a atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário para garantir a conformidade com os Princípios Constitucionais Administrativos e com a Legislação.
Fiscalização e CorreiçãoPrevenir e corrigir desvios de conduta dos membros e órgãos do Poder Judiciário.Realizar ações de prevenção e correição no cumprimento dos deveres funcionais dos membros e órgãos do Poder Judiciário. (Observar Lei Orgânica da Magistratura e Código de Ética da Magistratura Nacional).
Alinhamento e IntegraçãoGarantir o alinhamento estratégico em todas as unidades do JudiciárioGarantir que as unidades do Judiciário tenham seu planejamento estratégico e sua gestão alinhados à estratégia do Poder Judiciário Nacional, respeitando as particularidades locais e visando resultados no curto, médio e longo prazos (continuidade).
Alinhamento e IntegraçãoGarantir o cumprimento das deliberações do CNJGarantir que todas as deliberações do CNJ sejam cumpridas pelos órgãos do Poder Judiciário.
Alinhamento e IntegraçãoGarantir a precisão no diagnóstico da realidade do JudiciárioRealizar pesquisas para levantamento de dados que apresentem a realidade do Poder Judiciário subsidiando a elaboração de políticas públicas e diretrizes nacionais.
Alinhamento e IntegraçãoPromover a modernização tecnológica do Poder Judiciário.Modernizar, de forma inovadora, todos os segmentos do Poder Judiciário brasileiro por meio de implantação de projetos de tecnologia da informação, especialmente o processo eletrônico, visando aumentar a agilidade e a cobertura da prestação jurisdicional, bem como a transparência nos atos, decisões e de informações de interesse da sociedade.
Alinhamento e IntegraçãoFomentar a interação e a troca de experiências entre Tribunais.Buscar a unicidade e a integração da Justiça por meio da troca de experiências entre Tribunais, compartilhando conhecimento, práticas e soluções jurídicas e administrativas.
Atuação InstitucionalFortalecer e harmonizar as relações entre os Poderes, setores e instituições.

Fortalecer a integração entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e desenvolver parcerias com setores e instituições para viabilizar o acesso à justiça, o cumprimento das decisões judiciais, a prevenção de grandes demandas, a conciliação e solução coletiva de processos judiciais. Conscientizar cada Poder, Órgão e Instituição sobre sua responsabilidade no atendimento à população.

Coordenar ações convergentes das Agências governamentais para melhor administração da Justiça.

Atuação InstitucionalAprimorar a comunicação com públicos externosAprimorar a comunicação com públicos externos disponibilizando, com uma linguagem clara e acessível, informações sobre: papel, ações e iniciativas do CNJ, andamento processual, atos judiciais e administrativos, dados orçamentários. Utilizar a ouvidoria como forma de aproximação com a sociedade.
Atuação InstitucionalPromover a cidadania e disseminar valores éticos e morais por meio de atuação institucional efetiva.Promover a inclusão social e o desenvolvimento por meio de ações que contribuam para o fortalecimento da educação e da consciência dos direitos, deveres e valores do cidadão. Bem como fomentar a incorporação de valores éticos e morais (imparcialidade, ética, probidade) nos Magistrados e Servidores do CNJ, nos integrantes de organizações ligadas à atividade judiciária (OAB, AMB, AGU, Defensorias, Ministério Público, sindicatos, associações) e nos estudantes de Direito e Centros de Pesquisa.
Eficiência OperacionalGarantir a agilidade nos trâmites judiciais e administrativos.Garantir a agilidade na tramitação dos processos judiciais e administrativos e assegurar a razoável duração do processo.
Eficiência OperacionalBuscar a excelência na gestão de custos operacionais.Garantir a economicidade dos recursos por meio da racionalização na aquisição e utilização de todos os materiais, bens e serviços (promover ações de Responsabilidade Ambiental), e da melhor alocação dos recursos humanos necessários à prestação jurisdicional.
Gestão de PessoasDesenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes dos conselheiros, magistrados e servidores.Garantir que os Conselheiros, Magistrados e Servidores possuam conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais para o alcance dos objetivos estratégicos.
Gestão de PessoasMotivar e comprometer conselheiros, magistrados e servidores com a execução da Estratégia.Elevar o nível de comprometimento e motivação dos conselheiros, magistrados e servidores para viabilizar a execução da estratégia.
Infraestrutura e TecnologiaGarantir a infra-estrutura apropriada às atividades.Prover os recursos materiais e tecnológicos (instalações, mobiliários, equipamentos de informática) que permitam o bom desempenho do CNJ, garantindo aos Conselheiros, Magistrados e Servidores condições de saúde e segurança, além da proteção e manutenção dos sistemas.
Infraestrutura e TecnologiaGarantir a disponibilidade de sistemas essenciais de TI.Estruturar a tecnologia da informação e o seu gerenciamento de forma a garantir o desenvolvimento, aperfeiçoamento e a disponibilidade dos sistemas essenciais à execução da estratégia.
OrçamentoAssegurar recursos orçamentários necessários para a execução dos objetivos da estratégia.Promover ações orçamentárias visando assegurar recursos que viabilizem as ações e metas necessárias à execução da Estratégia. Garantir a disponibilização dos recursos orçamentários necessários para a execução dos projetos estratégicos, de acordo com os cronogramas estabelecidos para cada iniciativa.