Oficinas de trabalho encerram workshop Meta 5

Compartilhe

Oficinas de mapeamento, análise e redesenho dos processos marcaram o último dia do Workshop Meta 5, voltado aos servidores dos tribunais e magistrados de todo o Brasil. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi realizado nesta terça e quarta-feira (22 e 23/06) na Escola de Administração Pública (ENAP), em Brasília.  A meta 5, uma das 10 definidas para o Judiciário em 2010, prevê a implantação de método de gerenciamento de rotinas (gestão de processos de trabalho) em pelo menos 50% das unidades judiciárias de 1º grau.

O Departamento de Gestão Estratégica do CNJ dividiu os participantes em dois grupos para elaboração de exercícios de gerenciamento de processos. Um reuniu 12 diretores de secretarias dos tribunais e outro, os gestores das metas e assessores de gestão estratégica. Cada grupo incluiu observadores e facilitadores.

O observadores não puderam interferir na discussão, mas anotaram todas a dúvidas e problemas detectados. Já os facilitadores atuaram na condução dos debates. Para o diretor da secretaria da 5ª Vara de Brasília, Eugenio Miranda, a oficina vai uniformizar e dinamizar os procedimentos e facilitará o treinamento de novos servidores. 

De acordo com o juiz auxiliar da presidência do CNJ e coordenador do evento, Antonio Carlos Alves Braga Junior, a oficina é a parte principal do workshop. “Ela é importante, pois os trabalhos não ficarão somente na teoria, pois os gestores participantes poderão levar essa nova forma de trabalho para seus tribunais’’, explica o juiz. Os gestores fazem parte dos Tribunais Regionais do Trabalho e da Justiça Militar.

 

IC/MM

Agência CNJ de Notícias