O programa Link CNJ desta quinta-feira (31/3) apresenta o Painel de Estatísticas do Poder Judiciário, lançado em fevereiro pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A plataforma fornece indicadores agregados e individuais – até o nível municipal – sobre o funcionamento dos tribunais de todo o país. O painel é acessado no Portal do CNJ e dos tribunais. Estão disponíveis dados georreferenciados sobre produtividade e gestão processual do Poder Judiciário, como tempo médio das ações judiciais, número de processos em andamento (novos e pendentes) e de processos julgados.
A atualização é mensal e feita de maneira automática. As informações são da Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJud), o repositório sobre processos em trâmite na Justiça brasileira que armazena dados sobre quase 400 mil registros processuais e 14 bilhões de movimentações dos processos.
De acordo com o presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, a ferramenta permite observar “gargalos de varas com maior ou menor congestionamento, com mais processos conclusos ou menos e com processos parados, sem andamento”. Ele avalia que a base de dados do painel fornece “uma radiografia do Poder Judiciário, de modo detalhado e atualizado, o que torna possível a criação de políticas judiciárias baseadas em evidências e o monitoramento constante do desempenho das atividades realizadas”.
Durante o Link CNJ, serão abordadas as funcionalidades do novo painel. E ainda terá entrevista com Gabriela Azevedo, diretora do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, e Julio Trecenti, secretário-geral da Associação Brasileira de Jurimetria.
Por dentro do CNJ
No quadro “Por Dentro do CNJ”, a conversa é com o conselheiro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho. Ele é ministro do Tribunal Superior do Trabalho. Além da transmissão da noite desta quinta, a edição do Link CNJ tem reprises programadas na TV Justiça na sexta (7h), sábado (12h), domingo (14h) e terça-feira (7h30). E também fica disponível no canal do CNJ no YouTube.
Ficha Técnica
Link CNJ na TV Justiça Direção: Betânia Victor Veiga Equipe CNJ: Produção: Lívia Faria |
Agência CNJ de Notícias
Reveja a edição no canal do CNJ no YouTube