Palestra em rede aborda violência familiar em 45 comarcas baianas

Você está visualizando atualmente Palestra em rede aborda violência familiar em 45 comarcas baianas
Compartilhe

Quarenta e cinco juízes se reuniram de uma só vez para promover palestras simultâneas em 45 comarcas do interior baiano sobre violência doméstica e familiar contra a mulher na última quarta-feira (13/5). Extensão da campanha Justiça pela Paz em Casa, desenvolvida sob a coordenação do Supremo Tribunal Federal (STF), a atividade foi organizada pelos juízes substitutos da turma de 2013.

O juiz José Ayres de Souza Nascimento, da comarca de Pindobaçu, na região norte do estado, destacou que o objetivo das palestras foi ressaltar a necessidade de respeito à mulher. “Muitas vezes, por falta de cultura ou machismo, devido à extrema pobreza, alcoolismo e outros problemas, o cidadão é desinformado”, observou. Atuando na comarca desde outubro de 2013, o magistrado já tem sentenciado infratores à pena de reclusão prevista na Lei Maria da Penha.

A juíza de Encruzilhada (no sudoeste da Bahia), Janine Soares de Matos Ferraz, uma das organizadoras do grupo, informou que um dos objetivos específicos da iniciativa foi a manutenção e ampliação dos efeitos da campanha. Os magistrados operam com o conceito de sociedade em rede, característico da geração digital, devido à influência da internet no comportamento. Para tanto, utilizam-se frequentemente da comunicação instantânea em rede social com os 100 novos juízes.

Em Santo Antônio de Jesus, a juíza Maria Claudia Salles Parente apoiou-se na força de divulgação massiva do rádio entre as comunidades de baixa renda e divulgou a palestra em rede nas emissoras. “De cada três baianas, uma é vítima de violência. Precisamos mudar esta situação”, ressaltou.

Fonte: TJBA