Parceria inédita leva exposição para dentro do presídio

Compartilhe

Parte do acervo itinerante da Estação Ciência da USP estará montado na Penitenciária de Parelheiros e acessível tanto aos detentos como a seus familiares e visitantes. No dia 27 de setembro a Penitenciária “ASP Joaquim F. Lopes” de Parelheiros recebe uma iniciativa inédita, através de uma parceria com a Estação Ciência, museu interativo de ciências da Universidade de São Paulo: trata-se da abertura da exposição “Água Brasilis”, que tem foco no meio ambiente e no consumo de água.

 

A iniciativa visa fortalecer as atividades educativas que já vêm sendo desenvolvidas pela Secretaria de Administração Penitenciária para a conscientização social e ambiental dos detentos, além de oferecer novas ferramentas educacionais e culturais que favoreçam a ressocialização após o cumprimento da pena.

Ao mesmo tempo, as famílias dos detentos, muitas vezes também carentes de acesso a equipamentos culturais, também terão a oportunidade de ter contato com essa exposição e conhecer uma amostra da Estação Ciência e seus conteúdos quando estiverem fazendo suas visitas.

A escolha da exposição “Água Brasilis” para inaugurar a parceria acontece em função da demanda identificada entre o público-alvo para a conscientização ambiental e consumo de água. Após essa experiência, a ideia é que novas exposições sejam disponibilizadas.

Sobre a exposição – “Água Brasilis” mostra, através de painéis, maquetes e outros equipamentos, a história do uso da água no Brasil, desde os índios até os dias atuais, passando pelos diferentes ciclos econômicos brasileiros.

A exposição tem como principal objetivo chamar a atenção da comunidade para a necessidade de preservação dos recursos hídricos e colocar este tema em discussão, provocando reflexões e, quem sabe, soluções que permitam a preservação de mananciais e a contenção do despejo de efluentes industriais e esgotos domésticos nas águas dos rios e mares.

Estação Ciência – A Estação Ciência é um centro de ciências dinâmico e interativo que realiza exposições nas áreas de Ciência e Tecnologia, além de cursos, eventos e outras atividades, com o objetivo de popularizar a ciência e promover a divulgação científica de forma lúdica e prazerosa. O nome “Estação” faz referência às viagens ao mundo do conhecimento científico, proporcionadas aos seus visitantes. Além disso, é um termo que liga passado e futuro, educação e diversão. E também lembra que o local está perto de estações ferroviárias e de metrô. O museu foi inaugurado em 1987 pelo CNPq e a partir de 1990 passou a ser administrado pela Universidade de São Paulo, sendo que hoje em dia é um dos 11 órgãos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

Da Estação Ciência – USP