O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT 15), que abrange o município paulista de Campinas, está finalizando os preparativos para a Semana Nacional da Conciliação e a 1ª Semana Nacional da Execução Trabalhista, que acontecem simultaneamente entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro. O tribunal pretende obter o mesmo êxito observado durante a Semana da Conciliação no ano passado. Empresas e pessoas que possuem processos trabalhistas em trâmite na Justiça do Trabalho, incluindo na fase de execução, e têm interesse em fazer acordos podem solicitar o agendamento de audiência de conciliação pela internet, por meio do Formulário Conciliar, disponível no site www.trt15.jus.br
Ao preencher o formulário, o solicitante, que pode ser tanto o reclamado quanto o reclamante, deve informar seus dados e o número do processo. A mensagem será encaminhada à vice-presidência Judicial do Tribunal ou à Vara do Trabalho onde tramita a ação para posterior agendamento de audiência de conciliação. O solicitante receberá uma resposta pelo e-mail informado ou por telefone. A ferramenta foi lançada em fevereiro deste ano pelo Regional e integra uma série de iniciativas do Movimento pela Conciliação, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca fomentar a realização de acordos entre os litigantes. Este é considerado o meio mais eficaz de encerramento de uma ação judicial.
O TRT da 15ª Região tem registrado importante participação nas Semanas Nacionais de Conciliação realizadas pelo Judiciário desde 2007, sob a coordenação do CNJ. No último mutirão nacional promovido em 2010, foram realizadas, na 1ª e na 2ª instância do TRT da 15ª Região, 9.652 audiências, com 4.650 acordos, um êxito de 48%.Os acordos geraram R$ 73,47 milhões aos trabalhadores. O Regional Trabalhista também realiza evento semelhante em sua jurisdição no mês de maio, em homenagem ao Dia do Trabalhador. A edição deste ano resultou em 8.752 audiências, 4.040 acordos e pagamento de R$ 66,52 milhões aos trabalhadores.
Do TRT 15