Círculos restaurativos e de construção da paz estão se tornando realidade nas escolas da rede municipal de Pelotas. O trabalho é fruto de uma parceria entre o Município de Pelotas e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) para a implantação de Núcleos de Justiça Restaurativa nas escolas de rede municipal. O objetivo é prevenir e tratar a violência ocorrida no ambiente escolar e em seu entorno.
Na manhã do sábado (16/5), estudantes da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, em Pelotas, reuniram-se para tratar de temas como respeito ao próximo, direitos e deveres, perdão, entendimento e construção da paz. Os trabalhos foram conduzidos pelo Juiz Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas (Cejusc), Marcelo Malizia Cabral, que coordenou a oficina de construção da paz.
O Cejusc da Comarca de Pelotas conta com 25 facilitadores de justiça restaurativa capacitados pelo TJRS em curso ministrado pela Escola Superior da Magistratura.
Grupo de estudos – Além da formação e da coordenação e supervisão da atuação dos facilitadores de justiça restaurativa, o Cejusc mantém o Grupo de Estudos em Justiça Restaurativa, que realiza reuniões mensais, sempre na primeira terça-feira do mês no Foro de Pelotas. Podem participar quaisquer interessados no trabalho voluntário com justiça restaurativa junto ao Cejusc ou mesmo quem tenha interesse unicamente acadêmico no tema.
Buscando primar pela transparência e facilitar o acesso da população à justiça, o Cejusc mantém blog (conciliacaopelotas.blogspot.com), no qual podem ser conferidas as atividades do centro de solução de conflitos. O atendimento do Cejusc é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h no 7º andar do Foro de Pelotas.
Fonte: TJRS