Em Pernambuco, a 10ª Semana Nacional da Conciliação movimentou R$ 3,9 milhões em valores homologados. Foram realizadas 3.075 audiências e formalizados 1.778 acordos no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Participaram do evento, promovido de 23 a 27 de novembro, 123 unidades judiciárias, entre varas cíveis e criminais, juizados cíveis e criminais e centrais e câmaras de conciliação.
Para o coordenador geral do Sistema de Resolução Consensual e Arbitral de Conflitos, juiz Ruy Patu, o resultado demonstra sucesso da Semana da Conciliação. “Percebo que a sociedade vem se engajando cada vez mais nesse tipo de ação, o que tem contribuído para reduzir o acúmulo de processos no Judiciário”, disse.
Promovida há 10 anos, a iniciativa busca fomentar a cultura da conciliação processual, reduzir o acervo de ações, o tempo médio de duração dos processos e a taxa de congestionamento nos Tribunais de Justiça de todo o país. Participaram do evento pernambucano neste ano 22 empresas com ações cíveis e criminais inscritas por magistrados, partes processuais e advogados.
Em paralelo, também ocorreu o 17º Mutirão do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores (DPVAT), que se estende até esta sexta-feira (4/12). Até 27 de novembro, foram realizadas 1.030 audiências e formalizados 260 acordos, com movimentação de R$ 535 mil em indenizações. O objetivo é estimular a conciliação referente às indenizações de pessoas vítimas de acidentes de trânsito.
Fonte: TJPE