As novas atualizações no Processo Judicial Eletrônico (PJe) utilizado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), realizadas no último sábado (5/9), vão trazer mais facilidades, eficiência e rapidez para os usuários. A adaptação ocorre periodicamente e é gratuita para os tribunais. As alterações promovidas na recente versão do PJe 1.7.1.5 têm como objetivo a melhoria interna do sistema. À medida que surgem novas funcionalidades, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) distribui o novo programa.
A partir de agora, na tela principal dos usuários, vai aparecer uma nova aba informando as mais recentes tarefas realizadas. Já na tela dos Advogados/Representantes processuais, a aba “Expediente” passa a ter mais destaque. Nela, o usuário poderá acompanhar, nas comarcas em que atua, os expedientes encaminhados para ele, podendo respondê-los ali mesmo, diretamente.
Outra novidade é a criação da aba intitulada “Petições”, na qual são demonstradas, por meio de pesquisa pelo número do processo, as peças processuais anexadas aos autos. A ampliação do tamanho máximo do arquivo PDF – que agora é de 3M, o dobro do anterior – também traz melhorias para o sistema eletrônico.
Novos arquivos – A nova versão passa a trabalhar com novos formatos de arquivos. Agora, o PJe aceitará, além dos arquivos PDF’s, os formatos em PNG, MP3 e MP4, com tamanho de arquivos PNG 3MB, MP3 5MB e MP4 10MB. As melhorias em relação aos documentos ocorrerão gradativamente.
Conforme decidido em reuniões com representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, de procuradorias (Geral, do Município e Federal) e Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), as atualizações e as novas versões serão, antes de entrar em funcionamento definitivo, submetidas a testes com todos os usuários.
Fonte: TJBA