Plano de Gestão do Biênio do TJDFT está próximo dos 60% de execução

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O Plano de Gestão do Biênio 2010-2012, uma importante ferramenta de planejamento estratégico do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, atingiu o índice médio de 57% de cumprimento no mês de maio, segundo relatório da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica – SEPG. O relatório é desenvolvido a partir do monitoramento dos 54 projetos institucionais elencados como prioritários pela Administração do Tribunal, e representa a visão integrada e os esforços para a efetivação dos objetivos estratégicos do biênio.

O documento é enviado mensalmente à Presidência do TJDFT, como subsídio para tomada de decisões e definição das ações de ajustes e priorizações necessárias para a obtenção dos resultados esperados. Em maio, os projetos relacionados aos temas Infraestrutura (Projeto de Substituição das Divisórias – PROSUD) e Eficiência Operacional (Projeto de Desenvolvimento de Sistemas para Controle e Acompanhamento de Processos Administrativos – PROPAD) se destacaram pelo avanço das ações.

O PROPAD (clique para saber mais) prevê que os processos administrativos do TJDFT tramitem em meio eletrônico, gerando agilidade, além de reduzir custos operacionais. Relacionado ao objetivo estratégico de “Proporcionar condições físicas apropriadas às atividades administrativas e judiciais”, o Projeto de Substituição das Divisórias – PROSUD busca a modernização e padronização das instalações do TJDFT, juntamente com o Projeto de Substituição do Mobiliário – PROMOB. Além desses, o Projeto de Expansão do Juizado Especial de Trânsito – PROJET, iniciativa da gestão anterior, recepcionada pelo PLABI 2010-2012, também revelou grande avanço.

O projeto visa minimizar a demanda judicial proveniente de ocorrências de trânsito sem vítimas. Desde maio, mais duas vans passaram a prestar serviço do Juizado para a população de Brasília, num total de cinco vans móveis que circulam na Asa Sul, Asa Norte, Lago Sul, Lago Norte, Cruzeiro, Octogonal, Setor de Indústria, Guará, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Riacho Fundo, Águas Claras e Taguatinga. O projeto teve a contribuição da iniciativa pioneira do Presidente do TJDFT, desembargador Otávio Augusto Barbosa, de distribuir cargos para Projetos Institucionais, por meio da Portaria GPR nº 307 de 23/03/11 (que definiu as áreas e as especialidades de 200 cargos criados pela Lei 11.697, para o exercício de 2011).

A Ouvidoria do TJDFT tem recebido diversos elogios de cidadãos que foram atendidos pelo Juizado Especial de Trânsito e que se sentiram satisfeitos com a rapidez do serviço. Esses registros demonstram que o Juizado tem alcançado seu objetivo precípuo que é conciliar as partes e resolver o problema no local do acidente.

Outros projetos em destaque no relatório de maio/11 do PLABI são:
– Projeto de Sensibilização à Inclusão de Servidores com Necessidades Especiais – PROSEN, relacionado ao tema Responsabilidade Socioambiental. O projeto realiza, atualmente, em parceria com a Assessoria de Comunicação Social, a campanha “Eu faço inclusão”.
– Projeto de Gestão de Pessoas por Competências – PGCOMP, do tema Gestão de Pessoas, que em maio foi apresentado no IV Congresso Nacional de Gestão Pública – Consad, além de ter dado início aos ciclos de avaliação e capacitação dos servidores e dos gestores da Casa.

O relatório com o andamento de maio do PLABI está disponível na página Gestão Estratégica/ Gestão de Projetos do TJDFT. O índice de execução do PLABI abrange não só a análise quantitativa dos percentuais informados pelos coordenadores. O relatório mensal também busca contextualizar cada projeto conforme sua representatividade perante o plano, apontando fatores que possam de alguma forma, interferir ou influenciar no respectivo índice.
Acesse o hotsite do PLABI 2010-2012 e acompanhe as estratégias para o alcance dos objetivos estratégicos do TJDFT.

Fonte: Assessoria de Comunicação do TJDFT