Presidente do CNJ abre encontro que definirá as metas do Poder Judiciário para 2014

Você está visualizando atualmente Presidente do CNJ abre encontro que definirá as metas do Poder Judiciário para  2014
Compartilhe

Começa nesta segunda-feira (18/11), em Belém/PA, o VII Encontro Nacional do Judiciário, um dos mais importantes eventos institucionais do Judiciário brasileiro, em que serão definidas as metas a serem perseguidas pelos tribunais em 2014. O evento, que vai até o dia 19, será no Hangar do Centro de Convenções de Belém e deve reunir presidentes e corregedores de todas as Cortes do país.

A abertura do encontro será feita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Joaquim Barbosa, no dia 18, às 19 horas (horário de Belém). Participarão também da solenidade de abertura o governador do Pará, Simão Jatene, a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), Luzia Nadja Guimarães Nascimento e o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Márcio Miranda.

O encontro tem por objetivo avaliar a Estratégia Nacional do Poder Judiciário, definir as metas nacionais para 2014 e aprovar os macrodesafios para o período de 2015 a 2020. Serão discutidas propostas de metas voltadas para o aumento da produtividade, a redução do acervo de casos pendentes, uma melhor distribuição dos recursos materiais e humanos entre as unidades, a remoção de obstáculos que impedem o julgamento de processos e o combate à corrupção.

O segundo dia do evento terá início com a formação de uma mesa para as exposições dos presidentes dos Tribunais Superiores (STF, STJ, TST, TSE, STM) e da presidente do TJPA, às 9h30. Em seguida, às 11 horas, serão realizadas palestras temáticas sobre a gestão do Poder Judiciário.
 
Um dos convidados do encontro deste ano é o professor Oscar Vilhena Vieira, que fará palestra com o tema “Confiança na Justiça”. O segundo palestrante é o consultor André Macieira, que falará sobre o desafio da alocação de recursos na prestação de Justiça.

Na parte da tarde, a partir das 14 horas, serão realizadas as reuniões setoriais com representantes dos tribunais de cada ramo da Justiça e das corregedorias para discussão e aprovação das metas para 2014. O anúncio das metas nacionais e dos macrodesafios aprovados será feito em uma plenária final, às 17 horas.

Acompanhe – Este ano, a abertura do Encontro Nacional do Judiciário será transmitida ao vivo pelo portal do CNJ no Youtube. O acesso pode ser feito por meio do link www.cnj.jus.br.

Credenciamento de imprensa – Profissionais de imprensa interessados na cobertura do VII Encontro Nacional do Judiciário precisam se inscrever com antecedência, por meio do formulário disponível no portal do CNJ.
 
Serviço:

VII Encontro Nacional do Poder Judiciário
Dias: 18 e 19 de novembro de 2013
Local: Hangar do Centro de Convenções de Belém (PA)
Público-Alvo: Presidentes e corregedores dos tribunais

Objetivo: Avaliação da Estratégia Nacional; Definição das Metas Nacionais 2014; Aprovação dos Macrodesafios 2015/2020.

Confira a programação.

Informações para a imprensa, telefones: (61) 8122 5341/8144 1828/ 2326 5468

Tatiane Freire
Agência CNJ de Notícias

*Atualizada às 16h36 de 18/11/2013