Presidente do CNJ lamenta morte de José Alencar

Compartilhe

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, lamentou o falecimento do ex-vice-presidente da República, José Alencar, na tarde desta terça-feira (29/3), em Brasília. Para o ministro, a morte de Alencar deixa “um vazio na política brasileira”. Peluso considerou Alencar “um homem extraordinário que teve uma força singular de amar a vida que prolongou diante de um quadro inexorável e terrível”. No início da tarde, o Supremo Tribunal Federal emitiu nota oficial sobre o falecimento. Leia abaixo a íntegra da nota:


STF lamenta morte do ex-vice-presidente José Alencar

O presidente do Supremo Tribunal Federal, em nome de todos os ministros desta Corte, lamenta o falecimento do ex-vice-presidente da República José Alencar, ocorrida na tarde de terça-feira, 29 de março.

Nascido em Muriaé, na Zona da Mata mineira, e décimo primeiro de 15 irmãos, desde muito jovem demonstrou aptidão para os negócios. Começou a trabalhar aos sete anos na loja de seu pai e transformou-se em algumas décadas num dos maiores e mais conceituados industriais do País.

Líder empresarial, foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria. Candidato ao governo de Minas Gerais em 1994, elegeu-se senador em 1998 com quase três milhões de votos. Em 2002 foi eleito vice-presidente da República e reeleito em 2006.

Tanto na trajetória empresarial como na atuação sindical e, depois, na política, José Alencar demonstrou firmeza de caráter e  força de vontade inquebrantável, que o levaram a tornar-se um dos líderes mais respeitados do Brasil contemporâneo.

Firmeza e força de vontade que o transformaram, nos últimos anos, em exemplo vivo de coragem, ao combater com serenidade os males que o afligiram. É este exemplo de coragem pessoal e tranquilidade de espírito que José Alencar lega a todos os brasileiros e, em especial, aos que enfrentam dificuldades ou passam por momentos de aflição.

O Supremo Tribunal Federal enluta-se nesta data e presta suas respeitosas reverências à memória de José Alencar, manifestando ainda os mais profundos sentimentos de pesar aos familiares de Sua Excelência.

Ministro Cezar Peluso
Presidente do Supremo Tribunal Federal

Fonte: Agência CNJ de Notícias com informações do STF