Presidente do TJMS apóia esforços para cumprimento da Meta 2

Compartilhe

O presidente do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS), desembargador Elpídio Helvécio Chaves Martins, destacou nesta quarta-feira (15/07) a importância do cumprimento da Meta 2, que compreende uma das estratégias para melhoria da gestão do Judiciário, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De acordo com o desembargador, o TJMS não apenas está empenhado em atingir a meta de julgar, ainda este ano, todos os processos ajuizados até 31 de dezembro de 2005,  mas também quer avançar e julgar todos os processos que tramitam na segunda instância e tenham sido protocolados até o final de 2006 naquele Estado.

O apoio à Meta 2 foi manifestado em  encontro  do  Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça,  realizado na última semana, em Porto Velho (Rondônia). O desembargador Elpídio Martins elogiou iniciativas que vêm sendo adotadas pelo CNJ para ajudar os tribunais no cumprimento da meta, tais como a realização de mutirões e audiências de conciliação.

Parcerias – Ele sugeriu, como forma de ajudar a acelerar o julgamento destes processos, a formação de parcerias entre os tribunais, prefeituras e governos estaduais, a exemplo do que vem acontecendo no Mato Grosso do Sul. No caso daquele Estado, o presidente do TJMS contou que algumas destas parcerias já tem possibilitado grandes resultados, sobretudo nas Varas de Execução Fiscal.

No 80º. encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça, realizado entre os dias 9 e 11 de julho, em Porto Velho (RO), os presidentes ressaltaram apoio à informatização do Judiciário, ao cumprimento da Meta 2 e às políticas de comunicação, como forma de aproximar o Judiciário da sociedade.  O evento contou com a participação do presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes, e do corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp.

 

HC/ SR

Agência CNJ de Notícias