A presidente do Tribunal Regional do Espírito Santo (TRT-ES), desembargadora Claudia Cardoso de Souza, reuniu-se, na última quarta-feira (23/11), com advogados da empresa Vale SA. Durante o encontro, realizado no gabinete da presidência (foto), a empresa mostrou-se disposta a incluir 160 processos na pauta da Semana Nacional de Conciliação.
A desembargadora-presidente do TRT-ES tem empreendido esforços para que seja feito o máximo possível de conciliações. Para alcançar tal objetivo, tem convidado as empresas do Espírito Santo com maior número de processos na Justiça do Trabalho para um encontro no Tribunal. Além da Vale, os bancos Banestes SA e Santander também pretendem aderir ao movimento conciliatório, oferecendo expressivas quantidades de processos destinados à conciliação.
A Semana Nacional de Conciliação será realizada entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro e traz, este ano, o seguinte tema: Conciliar é a forma mais rápida de resolver conflitos. Para a desembargadora Claudia Cardoso, além da rapidez, a conciliação tem ainda como vantagem o fato de que a solução é encontrada pelas próprias partes, e não imposta pelo Judiciário, o que se traduz em maior satisfação dos envolvidos no processo.
Simultaneamente à Semana Nacional da Conciliação, que está em sua 6.ª edição, o TRT-ES também participará da 1.ª Semana Nacional da Execução Trabalhista, implementada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e que ocorrerá no âmbito de todos os Tribunais Regionais do Trabalho, com o intuito de implementar medidas concretas e coordenadas para dar maior efetividade à execução trabalhista.
Do TRT-ES