O Programa de Formação para Automação Avançada no Processo Judicial Eletrônico (PJe) segue nesta sexta-feira (21/8), às 14h, com o módulo “Triagem inicial na execução fiscal: ELIS/SINAPSES”. Durante o encontro, os participantes vão conhecer como o uso conjunto das ferramentas de inteligência artificial Elis e Sinapses com o PJe possibilita aprimorar e dar maior celeridade à fase inicial dos processos de execução fiscal.
A Elis é um modelo de inteligência artificial desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que realiza triagem de processos de execução fiscal, que totalizam mais de 50% de todas as ações que estão em trâmite no estado nordestino. Enquanto a triagem manual de 70 mil processos leva em média um ano e meio, a Elis analisa pouco mais de 80 mil em 15 dias.
A solução de IA desenvolvida pelo TJPE foi integrada à plataforma Sinapses e os participantes do módulo vão conhecer como utilizá-la no PJe.
Programa de formação
Este é o décimo quarto módulo da qualificação realizada pelo Conselho Nacional de Justiça desde abril. Até o momento, mais de 1,7 mil técnicos e magistrados de todo o país já participaram dos encontros semanais para aprimorar o uso das soluções do PJe, como a ferramenta de Business Process Management (BPM, em português, Gerenciamento de Processos de Negócio).
O programa estimula desenvolvedores de tecnologia dos tribunais a utilizarem de maneira criativa as ferramentas para melhorarem a plataforma digital de tramitação de processos. No próximo módulo, dia 28 de agosto, o tema é “Editor LibreOffice: plugins e SINAPSES”.
Saiba mais sobre o Programa de Formação para Automação Avançada no PJe
Agência CNJ de Notícias