As Juízas Auxiliares da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Cristiana Cordeiro e Joelci Diniz chegarão a Teresina/PI nesta segunda-feira (20/8) para visitar as unidades de internação de jovens em conflito com a lei da cidade. A ida ao Piauí faz parte da segunda fase do Programa Justiça ao Jovem, do CNJ, que fiscaliza a aplicação das medidas socioeducativas no País.
O programa já esteve no estado em novembro de 2010, quando ainda se chamava Medida Justa. A visita ao estado resultou no relatório em que foram sugeridas mudanças no sistema socioeducativo piauiense. Clique aqui para acessar o relatório. O objetivo da visita é verificar quais melhorias foram realizadas com base nas sugestões feitas pelo CNJ em 2010.
Reuniões – Na manhã de terça-feira (21/8), as juízas coordenadoras do Programa Justiça ao Jovem se reunirão com a Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e da Juventude, liderada pelo Desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar. Também participarão do encontro os gestores estadual e municipal do sistema socioeducativo do estado, respectivamente, Francisco Guedes Alcoforado Filho, da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania, e Iraneide Cristina Araújo Viana, da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social. A reunião acontecerá no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI).
Na quarta-feira (22/8), a agenda das magistradas do CNJ inclui uma reunião com a Presidente do TJPI, Desembargadora Eulália Maria Ribeiro Gonçalves do Nascimento Pinheiro, e com o Corregedor do TJPI, Desembargador Francisco Antonio Paes Landim Filho. O encontro está marcado para as 10 horas, na sede do Tribunal.
Ainda na quarta-feira as juízas do CNJ serão recebidas pelo Governador do estado, Wilson Martins, no gabinete do governador, em reunião está marcada para o meio-dia.
Manuel Carlos Montenegro
Agência CNJ de Notícias