Perto de completar um ano, o programa “Fale com o Juiz”, da 1ª Vara do Trabalho de Vitória, já se transformou em um projeto exitoso, com 13 atendimentos a cada sexta-feira, dia em que a juíza Lucy Lago dedica para receber, em seu gabinete, trabalhadores, empregadores e advogados que queiram tirar dúvidas sobre o andamento dos processos trabalhistas tramitando na 1.ª Vara de Trabalho de Vitória. O atendimento acontece a partir das 13h e o agendamento pode ser feito por telefone, e-mail ou diretamente no balcão da vara.
No início, eram atendidas duas ou três pessoas por dia; mas a propaganda foi correndo de “boca em boca” e, hoje, o atendimento mais que triplicou. Desde a implantação do programa, já foram realizados 108 atendimentos.
Segundo a juíza Lucy Lago “o juiz tem que estar aberto à população, tem que ser ‘juiz cidadão’, buscar a justiça”. Magistrada há 20 anos (há 15 anos no Espírito Santo), ela sempre foi adepta do diálogo como o mais importante recurso para resolver um processo. Quando trabalhava em comarcas do interior, Lucy Lago tinha o costume de atender todos àqueles que a procuravam. O programa “Fale com o Juiz” foi implantado oficialmente em julho de 2009.
A maioria das pessoas que procuram a juíza são reclamantes ansiosos por saber o andamento de uma determinada ação trabalhista, geralmente na fase de execução. Segundo a juíza Lucy Lago, ao procurá-la, o “trabalhador acaba ajudando o juiz, impulsionando o processo. Ele mostra o que está parado, desperta a atenção do magistrado.” A 1ª Vara de Vitória é a mais antiga do TRT-ES e tem, atualmente, 6.416 processos em tramitação. É humanamente impossível para o magistrado lembrar-se de todas as ações.
O professor universitário Roberto Fassarella é um dos reclamantes num processo que busca a reparação de perdas salariais referentes a planos econômicos, e tomou conhecimento do programa “Fale com o Juiz” ao buscar informações com um servidor da 1ª VT de Vitória. Roberto pôde conversar pessoalmente com a juíza e elogia: “Ela foi muito amável, ouviu com atenção e prometeu agilizar o processo. Esse tipo de ação é muito importante e deveria servir de exemplo para outras varas.”
O ex-rodoviário Sebastião Lirio França também procurou a juíza Lucy Lago para buscar informações sobre um processo, cujo andamento estava demorando. Ele destaca o ótimo atendimento recebido e fala sobre a importância da divulgação do serviço. “A conversa com a juíza ajuda na tramitação do processo, que começa a caminhar com maior rapidez. Acho que a mídia deveria divulgar o trabalho, para que outras pessoas possam ser ajudadas”.
Fonte: Ascom TRT-ES