O projeto Justiça na Escola, executado pelo Juizado da Infância e Juventude de Macapá, esteve realizando mais uma jornada de palestras preventivas em escola da rede pública estadual, na zona rural de Macapá.
O objetivo do evento foi alertar sobre as diversas situações de violência que estão ocorrendo no âmbito estudantil nacional, além de outros temas como o estímulo à leitura.
Por solicitação da direção da Escola Daniel de Carvalho, localizada no Distrito de Santo Antônio da Pedreira, integrantes do projeto Livre pelo Livro palestraram sobre “Bullying e Ação Livre pelo Livro” ao público estudantil de 05 a 10 anos.
Os palestrantes do projeto Justiça na Escola utilizaram recursos audiovisuais para ajudar o público que compareceu à jornada a compreenderem melhor os temas que foram explanados, tais como: O Papel da Família na Prevenção da Violência Escolar; Papel da Sociedade na Prevenção dos Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente – ECA; Drogas e Alcoolismo; DSTs/Gravidez na Adolescência e Prevenção da Pedofilia.
Dentre professores, alunos, pais e/ou responsáveis, representantes e membros da comunidade, aproximadamente 240 pessoas estiveram presentes nessa jornada de palestras. Foram disponibilizados pelo Juizado da Infância 17 pessoas, entre elas, comissárias de menor, pedagogos, fonoaudióloga, técnico em enfermagem, técnicos judiciários, assessores e facilitadores voluntários.
Para Socorro Passos da comissão do projeto Livre pelo Livro, o destaque ficou por conta dos diversos questionamentos dos participantes:
“Acreditamos que o resultado foi proveitoso. A interação possibilitou o esclarecimento das dúvidas apresentadas. E termos a nossa Justiça nos proporcionando essas orientações, representa muito para a comunidade”.
Do TJAP