Qualificação será expandida para comarcas polo

Compartilhe

Terminou na última terça-feira (3/7) o treinamento do Programa Liderar – A Estratégia dos Líderes Vencedores voltado para gerentes e chefes de divisão, e assessoria das áreas administrativas, de recursos humanos e de controle interno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Durante dois dias de treinamento os participantes tiveram a oportunidade de compreender e identificar questões ligadas à liderança e como é importante que os liderados também façam parte do planejamento para que se atinja o resultado pretendido. “O desenvolvimento se dá em todos os setores da vida. Devemos alinhar os pensamentos e compartilhar os objetivos, assim conseguiremos pessoas mais felizes e profissionais mais completos”, destacou o consultor organizacional Eduardo Shinyashiki, que ministra o treinamento.

A identificação e liberação das habilidades naturais de liderança; a intensificação da eficiência pessoal na comunicação e no gerenciamento de colaboradores; o desenvolvimento e manutenção de estados de excelência pessoal; o desenvolvimento interpessoal – comunicação verbal e não verbal; a liderança visionária; os fatores que facilitam o desenvolvimento de trabalhos em equipes e o foco como ferramenta de realização são alguns dos temas da capacitação, que será realizada em 11 comarcas polo.

Logo no início do curso os participantes já identificaram sua aplicabilidade em vários setores. Paula Carolina Guimarães atua na Coordenadoria Administrativa e entende que a reciclagem auxilia no surgimento de novas ideias. “É muito vantajoso ter planejamento e trabalho em equipe, mais ainda quando essa equipe compreende a necessidade de se atingirem os objetivos propostos e a forma como chegar lá”, assinalou.

Já segundo Daniel Souza, da Coordenadoria de Tecnologia da Informação, todos devem estar preparados para assumir a liderança. “Ter o conhecimento e as ferramentas para o melhor exercício de nossa função faz parte do que necessitamos para nos desenvolver. É muito importante participarmos de ações como esta”, enfatizou.

Edilene Araújo, gerente de Sistemas E-Learning há pouco mais de três meses, também enalteceu a realização de iniciativas como essa. “Como gerente vejo a necessidade de verificarmos a empatia e o espírito de equipe. Isso faz com que desenvolvamos o próprio planejamento estratégico, que é nosso objetivo em comum”, sustentou.

O chefe de divisão do Departamento de Controle e Arrecadação, Enéas Moraes, falou sobre a importância de se desenvolverem os aspectos pessoais e profissionais. “Hoje em dia sabemos dessa necessidade. Não basta sermos bons profissionais e não nos dedicarmos à família, termos uma vida pessoal também. O equilíbrio entre estes setores é um grande desafio e devemos nos dedicar para atingi-lo. Assim teremos uma sociedade melhor como um todo”, pontuou.

O mesmo treinamento pela primeira vez será estendido aos servidores de comarcas. Entre agosto e novembro deste ano mais de dois mil servidores vão passar por essa capacitação. O Programa Liderar será realizado nas comarcas polo, sendo que o curso terá 12 horas/aula. Ao todo serão realizados treinamentos e palestras em 11 comarcas. São elas: Cuiabá, Cáceres, Sinop, Alta Floresta, Diamantino, Tangará da Serra, Rondonópolis, Primavera do Leste, Barra do Garças, Juína e São Félix do Araguaia.

O primeiro encontro, envolvendo servidores de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães e Santo Antônio de Leverger, ocorrerá  dias 9 e 10 de agosto.

Do TJMT