Realidade Tecnológica é tema da Semana Cidadã de Araguaína

Compartilhe

No segundo dia de palestras, a edição 2012 da Semana Cidadã em Araguaína levou ao público a questão da qualidade de vida e o ambiente de trabalho diante das questões tecnológicas. O desembargador da 23ª Região João Carlos Ribeiro de Souza foi o palestrante da noite e fez um paralelo entre o Direito e a Psicologia acerca do conceito de ambiente de trabalho.

 

Na opinião dele, o direito adota o ambiente de trabalho como um lugar, um local de trabalho. Já para a psicologia, o ambiente de trabalho deve ser observado em todos os aspectos, como o cultural, o moral e o psicológico.

Para o desembargador, o conceito sobre saúde, principalmente no trabalho, deve ir além do diagnóstico da falta de uma doença, ela deve abranger o bem estar físico, mental e social. “Assim poderemos falar sobre qualidade de vida”, alertou. Mesmo admitindo que a legislação ainda é lenta para as mudanças nesse sentido, o desembargador acredita que medidas como essas da Semana Cidadã, que levam ao debate novas formas de trabalho, ajudam as pessoas a terem novas ideias e com isso criam novas atitudes.

O procurador do Trabalho Alexandre Marin presidiu a mesa da noite e falou um pouco sobre as ações do Ministério Público (MPT) em Araguaína para garantir condições dignas de trabalho e gerar um ambiente mais saudável para os empregados da região.

Já o professor de Psicologia Rodolfo Petrelli, que foi mediador do debate que aconteceu após a palestra, aproveitou a oportunidade e alertou que “é preciso prestar atenção porque o progresso tem um custo social alto e uma grande redução de mão-de-obra”.

Na abertura dos trabalhos de terça-feira (16/10), foi apresentado um vídeo institucional sobre as atividades físicas produzido pelo Serviço Social do Comercio (Sesc), um dos parceiros do TRT na realização do evento. O filme é motivacional e foi aplicado por duas animadoras numa dinâmica de alongamento com a plateia.

Além das brincadeiras, o Sesc sorteou dez atendimentos completos de restauração dentária oferecido pela assistência odontológica da instituição. A atividade foi praticada pelos 300 inscritos na Semana Cidadã, com plateia composta por magistrados, procuradores, advogados e estudantes.

O desembargador Mário Caron, presidente da Comissão de Responsabilidade Socioambiental do TRT 10, avaliou que a Semana é um evento importante para fomentar a discussão social em Araguaína. “O Tribunal e seus parceiros estão de parabéns. Efetivamente é uma realização fantástica”, resumiu.

Na quarta-feira (17/10), a Semana Cidadã apresentou a filmografia “Sofrimento Banalizado em Carne,Osso”, com reflexões da juíza do Trabalho e presidente da Amantra -10, Noemia Aparecida Garcia Porto, no Auditório da Faculdade da cidade.

Do TRT10