Redes sociais do CNJ alcançam mais de 570 milhões de visualizações

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As mensagens divulgadas pelas redes sociais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tiveram um resultado inédito em termos de alcance. Ao longo de 2014, foram mais de 570 milhões de visualizações. Juntas, as redes sociais foram responsáveis pela produção e divulgação de 5.437 conteúdos, entre posts do Facebook e Twitter, fotos no Instagram e vídeos produzidos e publicados no canal do órgão no Youtube. Em 2013, as mensagens puderam ser vistas 122 milhões de vezes.

Vale lembrar que esse número refere-se à quantidade de vezes que a mensagem foi visualizada. As repetições contam como novas visualizações, ou seja, se a mesma pessoa viu 10 posts diferentes, os dados contabilizam 10 pessoas no alcance do ano. O crescimento de seguidores inscritos ou que viraram fãs também cresceu em 2014 em todas as redes sociais do CNJ.

A página do Facebook do CNJ, por exemplo, conquistou quase 800 mil novos seguidores no ano passado, fechando 2014 com 1,1 milhão de fãs. O Twitter, que adquiriu mais 59.793 novos seguidores no ano passado, possui atualmente 278 mil. Já o Instagram do órgão, irmão caçula das redes sociais do CNJ (foi criado em novembro de 2013), conta com 9.931. E o canal de vídeo do CNJ no Youtube possui 4.272 seguidores.

Campanhas – Os conteúdos apresentados nas redes sociais do órgão abrangem temas variados, mas quase sempre ligados à cidadania, direitos e deveres. A cada mês foi destacado um tema e os conteúdos foram apresentados nas páginas da web. Em abril, por exemplo, o tema foi Combate à Exploração Infantil. Em maio, houve posts e vídeos chamando para o mês do trabalhador e, em junho, foi a vez de posts focados no enfrentamento ao tráfico de pessoas.

De junho a agosto, a Copa do Mundo estimulou a criação da campanha #EuQueroVerGol de Justiça, Cidadania e Respeito. Mensagens que abordavam as campanhas para adoção e paternidade consciente também estiveram presentes nesses meses, dando lugar, em setembro, para a sustentabilidade.

No mês seguinte, acompanhando a grande campanha encabeçada pelo Ministério da Saúde de prevenção e alerta contra o câncer de mama, a equipe de criação do CNJ tingiu as redes sociais de rosa.

A campanha elaborada em novembro sobre a importância da conciliação – período em que o CNJ promoveu a Semana Nacional – foi uma das mais impactantes em termos numéricos. O tema obteve 400 mil repercussões (compartilhamentos e comentários), com destaque para o post “As eleições acabaram, mas a vida continua. Agora, que tal conciliar?”, que atingiu marca superior a de 1,6 milhão de visualizações de internautas.

O Brasil é o segundo país com maior número de usuários do Facebook no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Desde que foi criada, a fan page do CNJ conquistou várias vezes o maior número de repercussões no País entre as páginas do setor público.

Regina Bandeira
Agência CNJ de Notícias