Registro civil na maternidade: emissão online garante rapidez

Compartilhe

Desde a reinstalação do Posto Avançado de Registro Civil no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, em Roraima, em julho deste ano, já foram registradas 242 crianças. O documento é emitido online pelo Tabelionado Deusdete Coelho Filho e fica pronto em menos de um minuto. Segundo o Tabelião do cartório 1º Ofício de Boa Vista, Deusdete Coelho Filho, o Posto Avançado de Registro Civil da maternidade é fundamental, pois oficializa a existência do indivíduo enquanto cidadão.

“O Registro Civil para nós tem um significado mais que especial, pela importância que tem o primeiro registro ao conferir a cidadania ao registrando”, destacou o Tabelião.

Para registrar o bebê na maternidade, os pais devem ter em mãos a Declaração do Nascido Vivo (DNV), que é expedida pelo Hospital Materno, juntamente com os documentos de identidade dos pais. Além disso, devem ser observadas as especificidades de cada caso, como exemplo os pais casados, não casados, mãe solteira, mãe menor de 16 anos e pais indígenas.

Registro Civil na maternidade – O Posto Avançado de Registro Civil na Maternidade foi reativado conforme determinação da Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) em atendimento a provimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O atendimento no Posto é feito de segunda a sexta-feira, pela manhã, no horário de 8 às 10 horas e à tarde das 14 às 16 horas.
 
Do TJRR