Relatório Justiça em Números 2022 é apresentado com dados sobre Justiça Digital

Você está visualizando atualmente Relatório Justiça em Números 2022 é apresentado com dados sobre Justiça Digital
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apresenta nesta quinta-feira (1º/9), às 15h30, o Relatório Justiça em Números 2022, com dados da estrutura, litigiosidade e do desempenho da Justiça em 2021. Nesta edição, o anuário agrega informações obtidas de forma automatizada por meio da Base de Dados do Poder Judiciário (Datajud), o que permite maior detalhamento e confiabilidade nos índices obtidos, inclusive sobre a implantação da Justiça Digital no Brasil.

A utilização do Datajud permitiu verificar que, ao fim do ano passado, 80,8% dos processos judiciais tramitavam em formato eletrônico. Quando considerados os casos novos, verificou-se que 97,2% das demandas já ingressaram na Justiça por meio de sistema eletrônico. Os resultados apontam a importância do incentivo à justiça digital, com avanços normativos e o desenvolvimento de tecnologia, promovidos pelo CNJ nos últimos dois anos.

Elaborado pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, o Relatório Justiça em Números é a principal fonte de mensuração da atividade judicial, utilizando indicadores internacionalmente reconhecidos para apuração da eficiência e economicidade dos tribunais e unidades judiciárias, como taxa de congestionamento, número de casos novos por magistrado e índice de atendimento à demanda.

A divulgação da 19ª edição do Relatório Justiça em Número integra a programação da 2ª Reunião Preparatória para o 16º Encontro Nacional do Poder Judiciário. A apresentação será feita pela juíza coordenadora do DPJ Ana Lúcia Aguiar e pela diretora-executiva do departamento, Gabriela Soares.

Serviço

Apresentação do Relatório Justiça em Números – ano-base 2021
Quando: quinta-feira (1/9), às 15h30
Onde: canal do CNJ no YouTube

Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária