Relatórios Ceja: automatização gera economia de tempo e dinheiro

Compartilhe

Os relatórios mensais de andamento dos processos de guarda, de adoção e de destituição do poder familiar encaminhados pelas Comarcas à Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), órgão ligado à Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), passaram a ser gerados pelo Sistema de Inspeção Virtual e Acompanhamento de Produção (Siap), por meio de uma ferramenta criada pelo Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi).

No relatório do mês de junho um volume de cerca de 800 folhas de papel deixou de ser impresso pelas 79 Comarcas de Mato Grosso por conta do funcionamento do sistema de automatização do documento.

A troca de confecção do relatório do processo manual para o automático é uma reivindicação antiga dos gestores das Varas da Infância e Juventude e consta do planejamento da Ceja para o biênio 2011/2013, sob gestão do corregedor-geral da Justiça, desembargador Márcio Vidal, de informatizar os relatórios da Comissão.

“Com o relatório gerado automaticamente todos saem ganhando porque implica tanto na redução do tempo dispensado para um determinado trabalho que tem que ser realizado pelos servidores das Comarcas, quanto para a equipe da Ceja, que passou a fazer o acompanhamento e a fiscalização pelo sistema informatizado”, afirmou a secretária geral da Ceja, Elaine Zorgetti Pereira.

Para aprimorar ainda mais o processo de elaboração dos relatórios, o Dapi vai criar outra ferramenta para gerar automaticamente os relatórios de sentenças. Segundo o diretor do Departamento, Reginaldo Cardozo, a previsão é de que a nova ferramenta esteja à disposição no segundo semestre deste ano.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Corregedoria do TJ-MT