Representantes no CNJ destacam perspectivas com a nova diretoria

Você está visualizando atualmente Representantes no CNJ destacam perspectivas com a nova diretoria
Compartilhe

A nova diretoria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tomou posse nesta sexta-feira (1/2). A chapa “OAB Independente, Advogado Valorizado”, encabeçada pelo advogado piauiense Marcus Vinicius Furtado Coêlho, foi eleita com 64 dos votos. Ele presidirá a entidade, que reúne 750 mil advogados, no triênio 2013/2016.

Para os conselheiros do CNJ indicados pela Ordem, Jorge Hélio e Jefferson Kravchychyn, a OAB está entre as entidades com relação mais estreita com o CNJ. “A OAB é talvez a grande motivadora da criação do CNJ, então, a ligação entre os dois órgãos é quase uterina”, declarou o conselheiro Jefferson Kravchychyn. Para ele, o presidente eleito tem experiência comprovada para dar continuidade a essa boa relação. “Marcus Vinícius tem experiência administrativa dentro da OAB e há de conduzir a entidade muito bem, estreitando ainda mais essa relação com o CNJ”, defendeu Kravchychyn.

Para o conselheiro Jorge Hélio, a eleição ocorrida nesta quinta-feira (31/1) merece destaque, sobretudo, pelo amplo debate feito na sociedade sobre o papel da OAB. Na avaliação do conselheiro, a quantidade de votos que conduziu Marcos Vinícius Coelho à presidência da Ordem é uma demonstração de confiança. “A chapa eleita tem entre seus pilares o fortalecimento das prerrogativas dos advogados no plano nacional e o fortalecimento dos poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Estou otimista que a nova gestão da OAB vai contribuir para uma justiça mais célere no país”, declarou Jorge Hélio.

Também concorreu à Diretoria da OAB a chapa denominada “OAB Ética e Democrática”, encabeçada por Alberto de Paula Machado, que obteve 16 votos. O cargo de presidente da entidade máxima da advocacia era ocupado desde 2010 pelo paraense Ophir Cavalcante Jr. Ambos os candidatos à Presidência que concorreram no pleito desta quinta-feira (31/1) integraram a diretoria de Ophir. Alberto de Paula como vice-presidente e Marcus Vinícius, como secretário-geral.

Waleiska Fernandes

Agência CNJ de Notícias