Nessa terça-feira (24), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) recebeu prêmio pelo 2º lugar no Ranking da Transparência 2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A premiação é realizada desde 2018 e reúne todos os tribunais do país.
O TRE-RN cumpriu 82 dos 83 requisitos, chegando a 99,48% dos critérios de avaliação. “Esse é um processo de aprimoramento contínuo. Ficamos felizes em dar continuidade a evolução do TRE-RN no Ranking da Transparência, pois essa é uma das premissas da nossa gestão”, afirmou o desembargador Gilson Barbosa, presidente do Tribunal.
Esta é a quarta edição do ranking e o terceiro ano em que o Regional potiguar fica entre os laureados. Em 2018, o TRE-RN ficou em 34º lugar, atendendo a 65,22% dos critérios de avaliação. Em 2019, alcançou o 1º lugar, com 94,08%. Já em 2020, o tribunal avançou no cumprimento dos requisitos e atendeu a 95,69% dos critérios, ficando na 5ª posição. Na edição deste ano, o TRE-RN alcançou 99,48% de pontuação nos critérios de avaliação e dividiu a 2ª colocação com os TREs do Amazonas, Bahia, Sergipe e Rondônia.
“É com grande satisfação que a administração do TRE recebe a premiação do ranking de transparência de 2021, ainda mais com a demonstração de que estamos evoluindo ano a ano em nosso desempenho e o índice de 99,48% bem demonstra essa evolução. Estamos no caminho certo para bem atender a sociedade, inclusive tornando a nossa página eletrônica mais transparente e acessível como os resultados evidenciam”, destacou a diretora-geral do TRE-RN, Yvette Guerreiro.
“O aprimoramento da transparência é contínuo, contando com o patrocínio permanente dos gestores do Tribunal, além do envolvimento e do empenho das várias áreas informadoras visando atender aos requisitos anuais do Ranking e cumprir as regras estabelecidas na lei de acesso à informação. Os resultados obtidos pelo TRE-RN nos últimos anos demonstram o compromisso de todos que integram a Justiça Eleitoral potiguar com a transparência de suas atividades e fortalece o valor público da instituição para a sociedade”, salientou a assessora de planejamento, estratégia e gestão do TRE-RN, Maria Ruth de Hollanda.
Sobre o ranking
O Ranking da Transparência, que foi instituído pela Resolução CNJ n. 260/2018, é realizado anualmente com o objetivo de valorizar os tribunais e conselhos que mais se destacam no fornecimento de informação de forma clara e organizada. Os itens sob avaliação foram distribuídos em nove temas compostos por 83 perguntas.
Na edição de 2021, a premiação ocorreu durante a 2ª Reunião Preparatória para o 15º Encontro Nacional do Poder Judiciário e contou a participação do presidente do CNJ, ministro Luiz Fux; do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins; representando a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Aloysio Corrêa da Veiga; a corregedora nacional de Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura; e as conselheiras e conselheiros do CNJ, Tânia Regina Silva Reckziegel, Flávia Pessoa e Sidney Pessoa Madruga.
“O ranking da transparência do Poder Judiciário tem a nobre finalidade de avaliar, com dados objetivos, o grau de informação que os tribunais e conselhos disponibilizam aos cidadãos. Nesse sentido, a premiação fomenta a excelência na prestação de informações de forma clara à sociedade”, afirmou o conselheiro do CNJ, ministro Emmanoel Pereira.
Fonte: TRE-RN