Ronda da Cidadania registrou 744 atendimentos em Turuçu, RS

Compartilhe

Na sua 39ª edição, o projeto Ronda da Cidadania oportunizou, neste sábado (4/6), aos moradores do município de Turuçu, a realização de documentos, informações e atendimento nas áreas de saúde, social e jurídica. Foram realizados 744 atendimentos, tanto na área da saúde, com verificação de pressão arterial, teste de glicemia capilar e informações de saúde, como nas áreas social, com recreação voltada ao público infantil e cortes de cabelo;  jurídica, com orientações e emissão de documentos, como de carteiras de identidade, CPFs, título eleitoral e solicitação de certidões de nascimento. O evento foi realizado das 10h às 17h, no Ginásio Municipal de Turuçu e no Salão do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), em parceria com a Prefeitura Municipal de Turuçu. As Rondas da Cidadania são uma realização do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e constituem feiras de serviços de utilidade pública, que buscam garantir a inclusão social e o amparo integral da justiça à parcela da população carente, gratuitamente.

De acordo com a coordenador do projeto Ronda da Cidadania em Pelotas, magistrado Marcelo Malizia Cabral, “o número de atendimentos realizados, a acolhida da comunidade turuçuense e a participação da população, garantiram o êxito do evento”.

Segundo o Prefeito Municipal de Turuçu, Ivan Eduardo Scherdien, “a realização da Ronda na cidade constitui um grande auxílio prestado pelo Poder Judiciário e pelas instituições parceiras à comunidade e ajuda o município a se reerguer dos danos causados por três enchentes consecutivas ocorridas nos últimos anos”.

Conforme o Presidente da Câmara Municipal, vereador Silvio Luiz Halfen, este evento é um dos mais importantes para o município, seja pela relevância dos serviços prestados à comunidade turuçuense, pois é carente deste tipo de serviço, quanto pelo fato de aproximar o Poder Juciário com a sociedade, visto que esta tem uma ideia sobre o judiciário como muito distante do seu cotidiano.

A solenidade de abertura contou com a presença do Grupo Escoteiro Iguassu, responsável pela guarda das bandeiras e com a apresentação da Banda da Brigada Militar (4.º BPM de Pelotas).

Além dos parceiros do projeto, prestigiaram a solenidade de abertura o coordenador da Ronda da Cidadania na Comarca de Pelotas, juiz Marcelo Malizia Cabral, o prefeito municipal de Turuçu, Ivan Eduardo Scherdien, o vice-prefeito Ervino Ramm, o presidente da Câmara de Vereadores, Silvio Luiz Hafen, o diretor de direitos humanos da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), juiz Paulo Irion, a juíza diretora do Foro de São Lourenço do Sul, Aline Zambenedetti Borghetti, a titular do 2º Registro de Imóveis de Pelotas, representando todos os parceiros do projeto, Eliana Conceição da Silva Fernandes Machado, a representante do Conselho Tutelar, Márcia Beatriz da Conceição, o representante da Brigada Militar, soldado Michel Henzel Barcellos, os gerentes do Banco Sicredi, Flaviane Bender, e do Banrisul, Francisco Delaine Campos de Campos, dentre outras autoridades.

Ao fim da solenidade, houve apresentação de Coral formado por idosos e de grupo musical de jovens, que executaram e cantaram várias canções, finalizando as apresentações com uma homenagem aos 10 anos do Projeto Ronda da Cidadania, cantando “parabéns”, com direito e bolo e vela.

Respeito aos idosos – O tema do Projeto Ronda da Cidadania neste ano de 2011 é  “O respeito aos idosos e a seus direitos”, com o que ao lado dos diversos serviços ofertados à comunidade há um esforço para a conscientização da população para a necessidade de se desenvolver a cultura do respeito ao idoso e a seus direitos, o que se realiza por meio de campanhas educativas, cartazes, oficinas, palestras e outras atividades. Com esse propósito, durante a Ronda, às 14 horas, houve palestra sobre este tema ministrada a um grupo de 50 idosos pelo coordenador do projeto, juiz Marcelo Malizia Cabral.

Casamento Coletivo – Além dos atendimentos gerais, foram efetuadas cinco  habilitações para o casamento coletivo que se realizará em outubro na própria comunidade de Turuçu, durante a Festa do Morango. Os interessados ainda podem se inscrever junto ao Departamento de Assistência Social da Prefeitura de Turuçu, até o dia 15 de julho.

Dona Maria Terezinha e Senhor Solismar Ludtke, com sete anos de união, resolveram se inscrever ao casamento, pois segundo ele “essa é uma única oportunidade de regularizar nosso estado civil, só assim nós teremos mais direitos”.

Confira os 744 atendimentos realizados –

100  carteiras de identidade (Instituto de Identificação do RS);
89 CPFs (Banco do Brasil);
10 certidões de nascimento (Ofício Distrital Cerrito Alegre);
77  títulos eleitorais (60ª Zona Eleitoral);
5 habilitações para casamento (Ofício Distrital Cerrito Alegre);
7 consultas jurídicas (OAB);
16 atendimentos da Defensoria Pública da União;
10 atendimentos do Foro de Pelotas;
115 verificações de pressão arterial (UCPel, Escola Dimensão);
67 cortes de cabelo (Salão Máximus – Escola de Cabelereiros);
3 informações do Registro Imovéis (2.º Reg. Imóveis de Pelotas);
45 atendimentos da EMATER;
10 atendimentos da SMED de Pelotas;
100 testes de glicemia capilar (UCPel, Escola Dimensão);
18 comercializações dos Parceiros da Arte (CRAS de Turuçu);
11 atendimentos do Hemocentro de Pelotas;
55 crianças participando de recração (CRAS de Turuçu);
6 atendimentos do Horto Municipal

O histórico das Rondas da Cidadania na Comarca de Pelotas – O Projeto está na 39ª edição e completa em 2011 dez anos de intensa atividade. Nesse período, contou com a participação de dezenas de órgãos e entidades que realizam serviços de utilidade pública, prestando atendimento a 44.645 pessoas e realizando 576 casamentos.

Confira a programação para 2011 –
09/julho – Ronda da Cidadania no Município de Capão do Leão, RS.  Local: Escola Municipal Elberto Madruga, avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, n.º 1347, bairro Jardim América. Horário: das 10h às 17h.

20/agosto – Ronda da Cidadania no Bairro Castilhos, Pelotas, RS. Local: Parque do Trabalhador do SESI, avenida Bento Gonçalves, n.º 4825. Horário: das 10h às 17h.

1°/outubro – Ronda da Cidadania no Bairro Navegantes, Pelotas, RS. Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora dos Navegantes, rua Zumbi dos Palmares, n.º 295, bairro

Navegantes II.  Horário: das 10h às 17h.

22/outubro – Casamento Coletivo no Município de Turuçu, RS. Local: Ginásio Municipal de Turuçu. Horário: 16h.

03/dezembro – Casamento Coletivo no Município de Pelotas. Local: Prefeitura Municipal de Pelotas, localizada na Praça Coronel Pedro Osório, 101. Horário: 16h.