Secretária do CNJ destaca atuação do Tribunal de Justiça do CE

Compartilhe

A secretária de Controle Interno do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Glaucia Elaine de Paula, informou, durante palestra no auditório da Corregedoria Geral da Justiça, que 90% dos Tribunais de Justiça do país têm unidade de controle interno. Ela explicou que a instalação dessas unidades são importantes porque possibilitam à administração a fiscalização contábil, financeira, patrimonial e de pessoal.

“O controle proporciona segurança à instituição, que poderá detectar falhas e corrigir erros, já que acompanha o desenvolvimento dos atos administrativos diariamente”, destacou. A organização e o funcionamento de núcleos de controle interno nos Tribunais estaduais foram regulamentados pela Resolução nº 80/2009 do CNJ.

Eficiência – No encontro, ocorrido na última sexta-feira (21/10), ela ressaltou o trabalho realizado pela Auditoria Administrativa de Controle Interno do Judiciário cearense. “É um dos mais atuantes e eficientes dos Tribunais do País”, elogiou. Fez questão de destacar a atuação do presidente do TJCE. “Na gestão do desembargador José Arísio Lopes da Costa, o Tribunal de Justiça se tornou um dos grandes parceiros do Conselho Nacional de Justiça”.

Participaram da palestra os desembargadores Francisco Auricélio Pontes, a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Edite Bringel Olinda Alencar, o diretor do Fórum, José Krentel Ferreira Filho, juízes auxiliares da corregedoria, secretários, assessores e servidores do Judiciário estadual.

Do TJCE