Semana cheia para o Programa Cidadania e Justiça na Escola no DF

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) iniciou, nesta segunda-feira (29/08), novas atividades do programa Cidadania e Justiça na Escola. Na ocasião, a juíza Iracema Botelho  – da 2ª Vara Cível de Sobradinho conversou, no Fórum de Brasília, com os alunos da Escola Classe 410 Sul. Os alunos, após estudarem em sala de aula a cartilha do programa, visitaram as instalações do Fórum, conheceram o funcionamento da Justiça local e o Museu do TJDFT – Espaço Memória Desembargadora Lila Pimenta Duarte.
A magistrada abordou, além dos assuntos corriqueiros do programa, como cidadania, justiça, ética, solidariedade, direitos e deveres, questões relacionadas às varas criminais. Os alunos puderam fazer perguntas, tirar dúvidas quanto ao funcionamento do TJDFT e saber um pouco sobre a rotina dos juizes nas varas em que atuam. A atividade faz parte do calendário de 2011 do Programa Cidadania e Justiça na Escola, que diariamente promove encontros entre juízes e estudantes para levar conhecimentos de cidadania e direito.

Colaboração – Criado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o programa foi adotado pelo TJDFT, pela AMAGIS e pela Secretaria de Educação do Distrito Federal em 2001. Atualmente, o Cidadania e Justiça na Escola é coordenado pela Juíza Léa Martins Sales e conta com a colaboração de diversos magistrados do TJDFT.

O Cidadania e Justiça na Escola integra, ainda, projeto institucional do Tribunal que visa dar cumprimento à Meta 4 do Poder Judiciário para 2011: implantar pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos. Em todos os encontros estão previstas palestras, apresentação de vídeo institucional, debates e lanche para as crianças.

TJDFT