A abertura oficial da Semana Nacional da Conciliação deste ano ocorrerá na sede do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, no dia 28 de novembro, às 10h, com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Cezar Peluso, de presidentes dos tribunais, de representantes do CNJ e outras autoridades.
Nesta quarta-feira (19/10), reuniram-se no TJRJ para decidirem a estrutura e a organização da Semana de Conciliação, os conselheiros do CNJ José Roberto Neves Amorim – coordenador do Comitê Gestor – e José Guilherme Vasi Werner; o presidente do TJRJ Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, o gestor regional do Sistema de Conciliação Permanente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, desembargador Cesar Marques Carvalho; representantes do presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, desembargador Guilherme Calmon Nogueira da Gama; e os juízes do TJRJ Flávio Citro Vieira de Mello, coordenador do Centro de Conciliação dos Juizados Especiais Cíveis e Sandro Pitthan Espindola, auxiliar da Presidência.
Os preparativos para a Semana Nacional de Conciliação, que este ano estará em sua sexta edição e que será realizada de 28 de novembro até 2 de dezembro, já começaram em todo os país. Este ano, as Justiças Federal e do Trabalho juntaram-se aos Tribunais de Justiça e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para buscarem a conciliação com as empresas parceiras participantes, em cada um dos tribunais.
Rio de Janeiro – Durante a Semana Nacional da Conciliação, o TJRJ realizará aproximadamente duas mil conciliações no Centro Permanente de Conciliação e também implementará o “Projeto de Conciliação Pré-processual”, que oferece opção aos cidadãos e consumidores que desejem buscar uma solução não judicial para seus problemas com os fornecedores.
Os atendimentos serão agendados através de e-mails especialmente criados para esse fim e realizadas as audiências conciliatórias na Avenida Erasmo Braga 115, 4º andar, no antigo espaço da EMERJ, viabilizando a celebração de acordos pré-processuais, evitando que esses processos sejam distribuídos, gerando significativa economia para o Tribunal de Justiça.
Os e-mails para que os consumidores solicitem sua conciliação com os fornecedores são os seguintes:
conciliarvivo@tjrj.jus.br (VIVO);
conciliarclaro@tjrj.jus.br (CLARO);
conciliartim@tjrj.jus.br (TIM);
conciliarceg@tjrj.jus.br (CEG);
conciliaritau@tjrj.jus.br (ITAU)
conciliarlight@tjrj.jus.br (LIGHT)
conciliaroi@tjrj.jus.br (OI)
Se o consumidor quiser conciliar com um fornecedor não identificado acima pode enviar e-mail para conciliarelegal@tjrj.jus.br ou centroconciliação@tjrj.jus.br
Agência CNJ de Notícias, com informações do TJRJ