Semana Nacional de Conciliação ganha as redes sociais do CNJ

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O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou, em suas redes sociais, a campanha para divulgar a Semana Nacional de Conciliação, marcada para o período de 24 a 28 de novembro, com o objetivo de mobilizar todos os tribunais brasileiros para a redução do estoque de processos na Justiça. Iniciada no último dia 6, a previsão é que as ações integradas nos perfis do Facebook, Twitter, Instagram e YouTube se estendam até o início de dezembro.

O CNJ também disponibilizou um plano de comunicação e um plano de mídia para auxiliar os tribunais na definição de conteúdos para as redes sociais. O plano traz sugestões de datas, horários, conteúdo e identidade visual para os posts.

As cortes poderão solicitar alterações como, por exemplo, nas logomarcas de cada tribunal, a fim de que o CNJ as customize. A ideia é colaborar com a estratégia de comunicação digital para fortalecer a divulgação da Semana Nacional da Conciliação

Até o início do evento, no dia 24 de novembro, serão divulgadas peças com detalhes sobre a conciliação, com o intuito de mobilizar a população. É o caso de informações sobre prazos para inscrição dos processos, detalhamento do passo a passo da conciliação, vantagens de buscar este tipo de acordo e tipos de demandas que podem ser conciliadas.

No Facebook do CNJ – hoje com 950 mil fãs e uma das maiores repercussões entre os perfis de órgãos públicos do mundo –, serão publicados até dois posts por semana.

No Twitter, além dos posts semanais com informações sobre o evento, em que será usada a hashtag #EuConcilio, serão publicados relatos em primeira pessoa de conciliações bem-sucedidas, a partir dos pontos de vista do juiz, do conciliador e do cidadão. Na plataforma haverá ainda um dia específico para responder dúvidas ao vivo da população sobre o processo de conciliação. As matérias produzidas pela Agência CNJ, com atualizações sobre a Semana da Conciliação, também serão replicadas no Twitter.

Para o YouTube, o CNJ produzirá vídeos informativos e vai tirar dúvidas do cidadão no programa CNJ Responde, que vai ao ar às quintas-feiras. A exemplo do que ocorrerá no Twitter, o canal do Conselho no site também trará histórias de conciliação contadas em primeira pessoa.

Já o Instagram será abastecido com imagens que remetam à pacificação social. As fotografias publicadas no Instagram pelos conciliadores nas audiências e pelos tribunais com a hashtag #EuConcilio poderão aparecer no perfil do Conselho.

Durante o evento, os perfis nas redes sociais do CNJ trarão as últimas novidades sobre as conciliações dos tribunais nos estados. No mês de novembro, a identidade visual das páginas será customizada especialmente para a Semana de Conciliação.

Fred Raposo
Agência CNJ de Notícias