Durante a Semana Nacional de Conciliação, que ocorre entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, o Judiciário gaúcho agendou 17.687 audiências em todo o estado do Rio Grande do Sul (RS). Neste ano a novidade são as tentativas de conciliação também em processos do Tribunal de Justiça (TJRS), por meio da Central de Conciliação do 2º Grau.
A Central do TJ deverá realizar acordos durante toda a semana, pela manhã e tarde, totalizando 330 tentativas de composições. Já no 1º Grau, estão pautadas 17.357 audiências, das quais 16.375 da área cível e 982 da criminal. As cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo e Pelotas contam com centrais permanentemente dedicadas à realização de acordos no âmbito do 1º Grau.
A campanha é promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que, com o apoio dos Tribunais de todo o país e busca dar visibilidade ao tema, fortalecendo a cultura do diálogo. Durante todo o ano são realizadas audiências de conciliação e outras formas de acordos, como a mediação, em todo o Estado.
Dados 2010 – No ano passado, somente no 1º Grau, foram realizadas 17.496 audiências de conciliação, obtendo-se acordo em 4.511 processos. Em todo o Brasil foram quase 362 mil audiências, com 172 mil acordos.
Do TJRS