Mais de 2,5 mil audiências agendadas, uma força de trabalho organizada com 35 juízes, 79 conciliadores, além de diversos servidores, tanto em Rio Branco quanto no interior do estado, incluído ainda o lançamento de uma ferramenta inovadora no âmbito do Judiciário estadual. Foi assim que o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) deu início, na segunda-feira (17/8), à Semana Estadual de Conciliação, atividade que se estende até esta sexta-feira (21/8). Trata-se de uma iniciativa que visa disseminar a cultura da pacificação social e agilizar as demandas processuais dos cidadãos.
As audiências estão sendo realizadas nas próprias unidades judiciárias. O lançamento da semana ocorreu no Palácio da Justiça, centro de Rio Branco. “Estamos bordando a nova era que se instala no Judiciário acreano. E, assim como em 2001, quando iniciamos os mutirões da conciliação, começamos a colheita e nova semeadura do que foi plantado por toda magistratura. Espero que finalmente as resistências à Justiça do 3º Milênio sejam dissolvidas”, disse a presidente do TJAC, Maria Cezarinete Angelim.
As audiências estão sendo realizadas nas Varas Cíveis, de Fazenda Pública e nas de Família (Fórum Barão do Rio Branco); Juizados Cíveis (também de Fazenda Pública) e Juizados Criminais. A novidade desta vez será o Mutirão das Execuções Fiscais, originárias das Varas Fazendárias (1ª 2ª e 3ª Varas da Fazenda Pública), que também fazem parte atividade.
Houve o lançamento, por ocasião da abertura dos trabalhos, do Conciliômetro, uma ferramenta que permita acompanhar em tempo real todas as informações e dados relacionamentos à Semana de Conciliação, como a quantidade acordos celebrados, o número real de audiências realizadas, os conciliadores que mais estão se destacando. O Conciliômetro foi uma ideia concebida pela desembargadora-presidente Cezarinete Angelim, e executada pelo servidor Jessé Drumond, da Diretoria de Gestão Estratégica (Diges) do tribunal.
Visita ao fórum – A presidente do Tribunal de Justiça Acreano fez questão de visitar as unidades participantes da Semana Estadual de Conciliação no Fórum Barão do Rio Branco. Ela cumprimentou e conversou os juízes, advogados (públicos e privados) e servidores. Cezarinete Angelim entregou às mãos dos magistrados quadros com mensagens alusivas à paz, à solidariedade e à humanização.
Fonte: TJAC