Somadas as 2.231 audiências realizadas em conjunto pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), Justiça Itinerante e Juizados Especiais, foram negociados R$ 10,3 milhões e realizados 1.350 acordos durante a Semana Nacional de Conciliação no Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI). Os dados foram divulgados em mensagem do presidente da corte, desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho.
O Cejusc foi responsável por 449 audiências, das quais em 339 houve acordo, gerando a quantia de R$ 6,1 milhões. O centro atingiu a 75,5% de audiências pré-agendadas realizadas. Os acordos envolvem não apenas alimentos, segundo a coordenadora do setor de mediação do Cejusc, Iris Mary Victor. “Como a atuação neste ano foi nas varas de natureza de família, temos aí, junto com os alimentos, os divórcios e outras naturezas de ressarcimento”, explicou.
Quanto às audiências não realizadas, a coordenadora salienta que muitas das partes não são encontradas no período de citação, ainda na fase pré-ação. “Muitas pessoas mudam de endereço e não o atualizam junto ao Cejusc. Assim, essas não foram achadas para serem comunicadas que seu caso estaria em pauta na Semana da Conciliação. Em alguns casos, pode ter ocorrido inclusive o óbito da parte”, justificou.
Em 2015, a ação contou pela primeira vez com o Sistema Conciliare, desenvolvido pelo setor de Tecnologia da Informação do TJPI, que excluiu a presença de processos físicos nas audiências. Ao mesmo tempo, tornou mais precisos os dados coletados e enviados para o Relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Fonte: TJPI