O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e a Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) inovaram e firmaram parceria com a Rede Diário de Comunicação para produzir e transmitir, diariamente, durante a Semana Nacional da Conciliação (SNC) deste ano, o programa de rádio “Conciliar”. Com 30 minutos de programação ao vivo, o programa estréia na segunda-feira (5), às 9h na Rádio Diário: FM 95,7.
O programa é uma das várias ações inovadoras projetadas pelo corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Lafayette Carneiro Vieira Júnior com o objetivo de disseminar a prática conciliatória de processos judiciais, especialmente durante a Semana Nacional da Conciliação (SNC), que neste ano será realizada em todo o Brasil no período de 5 a 9 de novembro.
“Pretendemos, especialmente neste período, mostrar a importância de se conciliar um conflito judicial, motivar as pessoas com audiências agendadas para participar destas sessões nos Fóruns de Justiça designados e convidar a sociedade a optar, no decorrer do ano, pela conciliação”, afirmou o corregedor-geral de Justiça, desembargador Lafayette Vieira, lembrando que a Semana da Conciliação consolida uma política que é priorizada pelo TJAM em todos os dias do ano.
O programa “Conciliar” irá ao ar, de segunda (dia 5) à sexta-feira (dia 9) da próxima semana, sempre das 9h às 9h30, na rádio Diário: FM 95,7.
O programa será apresentado pela jornalista Elisângela Araújo e ao acompanhá-lo, os ouvintes terão informações sobre todas as programações realizadas pela Corregedoria Geral de Justiça na SNC, acompanharão entrevistas com profissionais do meio jurídico, obterão instruções sobre como conciliar processos judiciais, serão orientados acerca de audiências agendadas para a semana e conhecerão histórias de pessoas que ao optar pela conciliação de conflitos judiciais puseram fim a conflitos que levariam anos para serem concluídos.
“O programa Conciliar será um espaço de diálogo entre o Poder Judiciário do Amazonas e a população, onde nos colocaremos à inteira disposição para orientar a comunidade, esclarecer dúvidas e divulgar nossos serviços”, acrescentou o corregedor-geral de Justiça, Lafayette Vieira Júnior, agradecendo a disponibilidade da Rede Diário de Comunicação ao firmar parceria, sem ônus, com o Judiciário do Amazonas.
De acordo com o diretor de Comunicação do TJAM, jornalista Álvaro Corado, o Tribunal de Justiça e a Corregedoria Geral de Justiça inovaram neste ano ao providenciar um programa de rádio para dialogar com a população. “É uma inovação, onde com um programa temático em emissora FM, o Judiciário Estadual pretende dialogar com a população e disseminar a cultura da conciliação que pode ser aderida não somente nesta semana temática, mas em todo o decorrer do ano, sendo este um recurso rápido para a resolução de conflitos. Com esta perspectiva elogiamos a iniciativa da Rede Diário de Comunicação que entendeu a importância deste projeto que pretende beneficiar a sociedade”, disse Álvaro Corado.
Em sua abertura, além de apresentar a programação temática da SNC, o programa contará, nos estúdios, com a participação do juiz de Direito, Gildo Alves de Carvalho, titular da 8a. Vara da Família, que, na oportunidade, falará sobre a possibilidade de conciliação em processos que tratam sobre Direito de Família.
O programa de rádio assim como toda a programação da Semana Nacional da Conciliação no Amazonas, tem o apoio do presidente do TJAM, desembargador Yedo Simões.
A XIII Semana Nacional de Conciliação do Judiciário do Amazonas acontecerá de 5 a 9 de novembro em 89 Varas Judiciárias, sendo 36 da capital e 53 do interior. Mais de 10 mil audiências foram agendadas para o período e uma equipe de aproximadamente 1.100 trabalhadores – entre juízes, servidores e voluntários – estarão envolvidas no atendimento de um público superior a 20 mil pessoas.
A abertura oficial da SNC, no Amazonas, acontecerá na próxima segunda-feira (5), às 8h, no hall de entrada do Fórum Ministro Henoch Reis, que funciona no bairro de São Francisco, zona Centro-Sul, com a presença do presidente do TJAM, desembargador Yedo Simões, do corregedor-geral de Justiça e coordenador do evento, desembargador Lafayette Vieira Júnior, além de outras autoridades do meio jurídico.
Nos demais fóruns da capital e em nos fóruns de Iranduba e de Manacapuru – representando as Comarcas do interior do Estado – também haverá solenidades de abertura.
Incentivada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Semana Nacional da Conciliação é realizada anualmente pelos tribunais de todo o País para estimular a solução consensual de conflitos.
Fonte: TJAM