Semana Nacional da Conciliação atinge recorde de acordos fechados

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Você está visualizando atualmente Semana Nacional da Conciliação atinge recorde de acordos fechados
Compartilhe

A oitava edição da Semana Nacional da Conciliação atingiu um recorde histórico no número de acordos fechados. Entre os dias 2 e 6 de dezembro, quando foi realizada a edição deste ano, ao menos 203.267 acordos de conciliação foram fechados em todo o País. O número representa um aumento de 16% em relação ao do ano passado.

Até então, o maior número de acordos tinha sido obtido na Semana Nacional da Conciliação de 2012, quando foram fechados 175.173 acordos. Desde a primeira edição, em 2006, o número de acordos fechados durante a Semana Nacional da Conciliação quadruplicou. Naquele ano, 46.493 acordos foram feitos.

Os números consolidados da VIII Semana Nacional da Conciliação, mobilização promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de estimular a cultura do diálogo, ainda não foram fechados, mas o levantamento parcial do CNJ indica que já foi superada a marca de 200 mil acordos. Tribunais de todo o País têm até hoje (19/12) para incluir seus dados no sistema do CNJ.

De acordo com o balanço parcial divulgado no portal do CNJ, mais de 375 mil audiências foram realizadas na edição deste ano. O montante envolvido nos acordos foi de mais de R$ 1 bilhão.

Para o coordenador do Movimento Permanente pela Conciliação do CNJ, conselheiro Emmanoel Campelo uma das maiores marcas desta Semana Nacional de Conciliação foi o engajamento espontâneo dos próprios tribunais. “Estamos vivenciando um momento no Poder Judiciário em que os próprios tribunais assumiram o protagonismo de agendar esse grande número de audiências, e os magistrados e servidores engajaram-se fortemente em prol da consolidação de uma justiça consensual no Brasil”, afirmou. “A verdade é que aos poucos poderemos reduzir nosso grande congestionamento de feitos em razão da cultura de paz que está se formando”, completou.

Os dados preliminares indicam também aumento no número de magistrados envolvidos na campanha e de tribunais que aderiram ao movimento deste ano. Foram 6.627 magistrados envolvidos na campanha de 2013, contra 2.694 da edição anterior. O número de tribunais que aderiram ao mutirão aumentou de 49, em 2012, para 56, na edição de 2013.

Veja aqui os últimos dados da Semana Nacional da Conciliação.

Tatiane Freire
Agência CNJ de Notícias