Semana termina com mais de 60% de acordos judiciais no ES

Compartilhe

Cerca de 60% de acordos judiciais. Este é o resultado da Semana da Conciliação para os processos  da meta dois analisados no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). Em cinco dias de atividades, foram realizadas centenas de audiências não apenas no Tribunal de Justiça, mas também nas Comarcas da Grande Vitória e do interior. Os dados das outras Comarcas do Estado ainda não foram divulgados.

No Espírito Santo, a maioria das audiências eram relativas a litígios com empresas e instituições bancárias.  Só nas audiências realizadas no Tribunal de Justiça, os acordos resultaram em um valor  de mais um milhão de reais. Uma equipe composta por 25 magistrados e 70 servidores participou da ação.  A coordenação do mutirão lembra que o sucesso da  Semana da Conciliação deve-se ao empenho da equipe. ” A equipe fez  um  grande esforço em contatar as partes, já que  muitos não souberam da convocação pelo Edital. Por conta disso, o número de conciliações foi  ampliado significativamente “, destaca a coordenadora da Semana da Conciliação, a juíza Janete Vargas Simões.

Ainda segundo a coordenadora da Semana da Conciliação,  o mutirão é uma iniciativa eficiente a efetivação da meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca solucionar os processos iniciados até o ano de 2005. “Os acordos judiciais são uma alternativa viável e os advogados e partes estão percebendo a importância da conciliação para a definição dos processos”, afirma a juíza.

A magistrada informa ainda que, devido ao sucesso do mutirão, é provável que seja realizada outra Semana da Conciliação já no próximos mês.  “Muitas partes e advogados que têm processos antigos estão nos procurando para tentar um acordo. Por isso, é provável a realização de outra Semana da Conciliação”, destacou a magistrada.

 

Fonte: TJES