Seminário debate as mutações da gestão da Justiça

Compartilhe

Como está a administração judiciária no mundo? A inteligência artificial pode ser utilizada para tornar a justiça mais eficiente? A gestão interna do Judiciário pode ser mais participativa? As redes sociais aproximam a sociedade do Judiciário? Questões como essas serão respondidas no seminário “Atualidade e Futuro da Administração da Justiça”, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), nos dias 13 e 14 de novembro. As inscrições, gratuitas, estão abertas até 7 de novembro.

O evento debaterá a mutação da Justiça e de sua gestão no mundo contemporâneo. Após a abertura realizada pelo presidente do TRF-4, desembargador federal Tadaaqui Hirose, ocorrerá o painel “Administração da Justiça no mundo: Quais as tendências e desafios da gestão?”. A mesa reunirá o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ex-coordenador da Comissão da Verdade Gilson Dipp; o chileno Jaime Arrelampo Quintana, diretor do Centro de Estudos de Justiça das Américas (Ceja); e o alemão Thomas Fischer, desembargador do Supremo Tribunal Federal em Karlsruhe e autor do mais importante Comentário ao Código Penal da Alemanha. A coordenação será do desembargador federal aposentado Vladimir Passos de Freitas, presidente do Instituto Brasileiro de Administração do Sistema Judiciário (Pirajus).

Ao longo de sua programação, o seminário também contará com a presença de magistrados e especialistas como Maria Raimunda Mendes da Veiga, secretária-executiva da Escola Nacional da Magistratura (Enfiam); Jeremy Fogel, diretor do Centro da Justiça Federal dos Estados Unidos da América; e Catherine Grosjean, membro da Escola Nacional de Magistratura da França.

Para Eduardo César Weber, diretor de Recursos Humanos do TRF-4, a iniciativa é essencial para a compreensão do papel da Justiça hoje. “O objetivo do seminário é aprofundarmos o entendimento acerca das tendências, dos desafios e dos possíveis rumos da gestão do Poder Judiciário. Desse modo, compartilhando experiências e reflexões, queremos continuar contribuindo para o aprimoramento dos órgãos judiciários e para o fortalecimento de seu papel na sociedade”, disse.

Já Flávio Vicentini, assessor chefe da Diretoria-Geral do tribunal, o evento será um momento singular de discussão. “Considero muito importante a oportunidade de reflexão sobre novos modelos de gestão para fazer frente aos desafios decorrentes da facilitação do acesso ao Poder Judiciário e para viabilizar o cumprimento de metas fixadas, tudo visando a cumprir o mandamento constitucional da razoável duração do processo”, afirmou.

Organizado em conjunto pela Escola de Magistratura (Em agis), do tribunal, e pelo Centro de Educação Corporativa de Servidores da Justiça Federal de 1º e 2º Graus da 4ª Região (Ceducorp), o seminário ocorre pelo segundo ano consecutivo.

Fonte: TRF-4