Seminário do programa de valorização dos magistrados será nesta terça-feira em Brasília

Você está visualizando atualmente Seminário do programa de valorização dos magistrados será nesta terça-feira em Brasília
Compartilhe

O seminário de encerramento da primeira fase do Programa Valorização: Juiz Valorizado, Justiça Completa será realizado nesta terça-feira (18/6), em Brasília/DF. O evento, que acontecerá no auditório do Conselho da Justiça Federal (CJF), terá início às 9 horas com livre acesso à imprensa. Planejada pela Comissão Permanente de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desde o ano passado, essa iniciativa teve por finalidade coletar sugestões dos juízes para a elaboração de um plano de trabalho que possa promover a magistratura e o Poder Judiciário.

O conselheiro e presidente da Comissão Permanente de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas, Lucio Munhoz, explicou que as propostas serão consolidadas no seminário, que contará com a participação de juízes e profissionais de comunicação indicados pelos diversos tribunais brasileiros. Segundo Munhoz, um dos objetivos da iniciativa é esclarecer melhor à sociedade o papel do juiz e do Poder Judiciário.

O programa foi lançado nas cinco regiões do Brasil, em encontros dos quais participaram magistrados de todos os ramos da Justiça. “O balanço foi altamente positivo. Todos os segmentos do Poder Judiciário refletiram sobre a atuação da Justiça e dos magistrados, assim como sobre a importância de desenvolver melhor relacionamento com a sociedade. Ideias foram apresentadas. O próximo passo será justamente a sedimentação delas durante o seminário”, afirmou o conselheiro.

Nos encontros, os juízes elaboraram as sugestões com base nos seguintes eixos: Mecanismo de Suporte e Apoio ao Trabalho Judicial, Produtividade e Qualidade da Jurisdição e Reconhecimento Institucional do Trabalho Judicial; Formação Ética e Teórico-Prática dos Magistrados e os Fins da Justiça e o Papel das Escolas na Valorização da Magistratura; a Visão do Judiciário e a Figura Pública do Magistrado na Sociedade: a participação do Magistrado em Ações Sociais e Comunicação dos Tribunais e dos Magistrados com a Sociedade.

“As propostas aprovadas serão encaminhadas aos órgãos competentes, entre eles as associações de juízes, as escolas da magistratura, os conselhos da magistratura, as corregedorias de Justiça e os tribunais superiores. E as propostas que dependerem de um posicionamento do CNJ terão o devido encaminhamento no órgão”, explicou Munhoz.

Serviço

Seminário de encerramento do Programa Valorização: Juiz Valorizado, Justiça Completa

Prazo para inscrições: prorrogado para 13 de junho de 2013

Data: 18 de junho de 2013

Horário: 9 horas

Local: Auditório do Conselho da Justiça Federal (CJF) – Brasília/DF

Veja a programação.

Giselle Souza
Agência CNJ de Notícias