Seminário no TJ MG aborda qualidade no Judiciário

Compartilhe

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realiza nesta sexta-feira (29/08) o seminário "Qualidade no Judiciário – Certificação ISO 9001:2000", em Belo Horizonte.  O evento, idealizado e coordenado pelo desembargador Marcelo Guimarães Rodrigues, da 11ª Câmara Cível, tem como público-alvo magistrados de todo o país, assessores, servidores e demais operadores do Direito. O foco do seminário será a discussão sobre o sistema de gestão da qualidade no Poder Judiciário e o esclarecimento sobre a certificação ISO 9001:2000. No TJMG, já iniciaram os procedimentos para a certificação ISO 9001 dos gabinetes dos desembargadores Marcelo Rodrigues e Albergaria Costa, e também do cartório da 11ª Câmara Cível.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realiza nesta sexta-feira (29/08) o seminário "Qualidade no Judiciário – Certificação ISO 9001:2000", em Belo Horizonte.  O evento, idealizado e coordenado pelo desembargador Marcelo Guimarães Rodrigues, da 11ª Câmara Cível, tem como público-alvo magistrados de todo o país, assessores, servidores e demais operadores do Direito. O foco do seminário será a discussão sobre o sistema de gestão da qualidade no Poder Judiciário e o esclarecimento sobre a certificação ISO 9001:2000. No TJMG, já iniciaram os procedimentos para a certificação ISO 9001 dos gabinetes dos desembargadores Marcelo Rodrigues e Albergaria Costa, e também do cartório da 11ª Câmara Cível. "Esta é apenas uma primeira etapa. A idéia é motivar magistrados e servidores a se preocuparem com a gestão pela qualidade. O ideal é que cada unidade, cada setor do Tribunal consiga a certificação", acredita o coordenador do seminário.

 Na programação,  a presença dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, que compartilhará a experiência vitoriosa da certificação de seu gabinete, e Cármen Lúcia Antunes Rocha, que falará sobre a "Busca contínua pela melhoria dos Serviços Judiciários". Já o vice-governador do Estado de Minas Gerais, Antônio Augusto Junho Anastasia, aborda a gestão pela qualidade no Poder Executivo de Minas Gerais.

Com a palestra "A Certificação NBR ISO 9001:2000 em Unidades Jurisdicionais : resultados e desafios", a professora da Fundação Getúlio Vargas Maria Elisa Macieira, com experiência na certificação de unidades do Poder Judiciário, delineará o caminho a ser seguido pelas instituições públicas em busca da qualidade. A programação completa está no no link http://www6.tjmg.gov.br/ejef/files/publicacoes/seminarios/qualidade_judiciario.pdf ). 

 Segundo o desembargador Marcelo Rodrigues, o Poder Judiciário está em pleno processo de mudança da gestão pelo método burocrático para a gestão pela qualidade, considerada atualmente o sistema mais eficaz para conferir eficiência a organizações privadas e também a instituições públicas. "O objetivo deste seminário é disseminar a necessidade de abandonar definitivamente a gestão burocrática da administração pública e adotar a gestão pela qualidade. Queremos difundir essa mudança de cultura em cada magistrado, assessor e servidor", explica.

De acordo com o coordenador do evento, a gestão pela qualidade, já largamente implantada nas grandes empresas privadas, mostrou-se ao Poder Judiciário como uma forma de melhor servir à sociedade. "Um dos pressupostos do sistema de gestão pela qualidade é trabalhar com indicadores precisos e confiáveis para facilitar a nossa função de prestar contas ao nosso cliente, que é também nosso patrão: o cidadão. Os indicadores são necessários ainda para planejarmos as ações e melhorarmos a gestão do Tribunal, para que, assim, apresente-se uma Justiça mais rápida, eficiente e transparente", detalha Marcelo Rodrigues.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – TJMG