Servidores do Judiciário participam de seminário do CNJ que visa aprimorar a gestão de tribunais

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Você está visualizando atualmente Servidores do Judiciário participam de seminário do CNJ que visa aprimorar a gestão de tribunais
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Poder Judiciário (CEAJud), e em parceria com o Supremo Tribunal Federal (STF), realiza nesta quarta-feira (20/3), em Brasília, o 1º Seminário de Gestão por Competências do Poder Judiciário. A iniciativa busca aprimorar o trabalho da Justiça ao estimular o conhecimento, as habilidades e as atitudes dos profissionais dos tribunais brasileiros.

O foco do encontro, voltado para secretários e diretores de recursos humanos e gestão de pessoas dos judiciários federal e estaduais, pretende fomentar o debate sobre a nova metodologia de administração focada nas competências necessárias à realização de cada tarefa. O seminário, que espera reunir 230 participantes no auditório da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), consumirá todo o dia, com início às 8h e encerramento às 18h.

A realização do 1º Seminário de Gestão por Competências busca ainda alinhar os subsistemas da área de recursos humanos entre si e com os objetivos estratégicos do Poder Judiciário.
 
“Esse evento marca uma série de iniciativas nesse sentido. Por meio da Portaria n. 6/2013, o CNJ criou um grupo de trabalho para elaborar a Política Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário, e a gestão por competências terá destaque nesse documento. Precisamos modernizar a forma como gerenciamos o ativo mais importante do Poder Judiciário: as pessoas. A gestão por competências une as mais modernas tecnologias gerenciais: o mapaemento de processos de trabalho, a gestão estratégica e o desenvolvimento de pessoas”, explicou o Chefe do CEAJud, Diogo Albuquerque.
 
Melhores práticas  Dados de pesquisas de educação corporativa realizadas pelo CNJ com o propósito de identificar as melhores práticas de administração mostraram que, em 2011, apenas 12% dos tribunais brasileiros informaram ter utilizado técnicas de gestão por competências. Em 2012, esse percentual dobrou, atingindo 24%, mas ainda se mostrou bastante reduzido diante do fato de que 88% dos tribunais dispõem de orçamento próprio para a capacitação de servidores e magistrados.
 
Criado pela Resolução CNJ n. 111, de 6 de abril de 2010, o CEAJud tem a missão de coordenar e promover, em parceria com os tribunais, a educação corporativa e o desenvolvimento das competências necessárias ao aperfeiçoamento de servidores com vistas ao alcance dos objetivos estratégicos do Poder Judiciário. Entre as atribuições do CEAJud está a promoção de treinamentos, cursos e seminários, como também a identificação de instrumentos de capacitação necessários ao desenvolvimento de competências funcionais.
 
Márcio Pacelli
Agência CNJ de Notícias