Os servidores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) reduziram em 11,79% o Índice de Impacto Ambiental (IIA), no período de 21 de julho a 31 de outubro de 2015, superando a meta socioambiental do Programa de Gestão de Desempenho por Competências (PGDCOMP) do tribunal, que era 5%. A meta socioambiental, juntamente com outros indicadores, como “disciplina e assiduidade” e “educação e capacitação”, faz parte da nota final da Avaliação de Desempenho do PGDCOMP.
Por tratar-se de uma meta coletiva, todos os servidores do TJDFT receberão nota máxima neste quesito no ciclo de 2015. No cálculo da meta socioambiental, são considerados o consumo de papel, água, energia e copos descartáveis, entre outros insumos. O consumo de papel foi o que mais reduziu no período avaliado (17,58%), seguido pelos consumos de copo descartável (9,9%), de água (7,5%) e de energia (2%). No ciclo passado do PGDCOMP, a meta socioambiental também foi superada, sendo que foi registrada a redução de 9% do IIA.
A responsabilidade socioambiental está entre os objetivos do Planejamento Estratégico 2015-2020 do TJDFT e visa à conscientização do corpo funcional quanto aos valores de respeito ao ser humano e ao meio ambiente; da necessidade do consumo sustentável dos recursos naturais e materiais; e do aperfeiçoamento contínuo da gestão do orçamento público.
Fonte: TJDFT