O gestor judiciário da Secretaria do Fórum da Comarca de Tangará da Serra (239km a médio-norte de Cuiabá), Vitório César Munsignato, 37 anos, foi o primeiro a fazer o exame de sangue para a coleta de dados da Caravana do Programa Bem Viver do Poder Judiciário de Mato Grosso, que visa formatar o Perfil de Saúde dos Servidores. Ele chegou no Fórum nesta quinta-feira (01/12) antes das 8h, horário marcado para o início da atividade.
“Esta é uma ótima iniciativa do Tribunal de Justiça. Trazer exames e orientações para a nossa comarca foi um diferencial”, avaliou Munsignato. O gestor atua há 11 no Poder Judiciário Estadual e diz que esta é a primeira vez que presencia a vinda do programa de saúde até a comarca. Ele tem plano de saúde privado e é doador de sangue, ou seja, tem um acompanhamento de saúde constante, mas acredita que essa não é a realidade da maioria das pessoas na comarca.
O oficial de justiça Antônio Augusto Ribeiro, 49, é hipertenso precisa de consultas médicas e exames clínicos constantemente, mas não tem plano de saúde privado, por isso gostou da iniciativa do Poder Judiciário. “Os exames da caravana evitaram que eu pagasse uma nova consulta”, conta. “O médico me orientou e também me aconselhei com a nutricionista”, revela o servidor, referindo-se às orientações recebidas do médico do TJMT, Homero Florisbelo, e das nutricionistas Sônia Maria Pace e Anna Christina Preuss.
A servidora Sebastiana Pereira de Souza Líbano, da Quarta Vara Cível, fez todos os exames e passou por todos os profissionais da equipe do Programa Bem Viver. Com 10 anos de Judiciário, afirma estar encantada com a caravana. “Seria bom se a equipe pudesse vir de tempos em tempos. As consultas foram ótimas”, elogia.
Dúvidas – Já a técnica judiciária Marilete Bertollo dos Santos, 52, que atua há 17 anos no Judiciário, aproveitou para dirimir dúvidas com a integrante do Bem Viver, Sandra Kato, sobre sua aposentadoria. “Ela esclareceu diversos pontos sobre as regras de aposentadoria. Por exemplo, percebi que vale a pena contribuir quando se tem cargo de confiança”, cita.
A equipe do Programa Bem Viver contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra para a coleta de dados do Perfil do Servidor. A biomédica Anna Caroline Armiliato da Cunha e duas técnicas fizeram a coleta de sangue e dentro de uma semana os resultados serão encaminhados ao setor onde os servidores trabalham. “É muito importante que o TJ se preocupe com a saúde de seus servidores e a secretaria está bastante satisfeita com essa parceira, pois geralmente deixamos para buscar esses exames quando estamos doentes e aqui estamos trabalhando com a saúde preventiva”, assinala a biomédica.
Todos da equipe Bem Viver avaliaram de forma positiva a realização da Caravana da Saúde. O coordenador de Recursos Humanos do TJ, Luiz Augusto Moreira da Silva, acredita que a aproximação do Tribunal com as comarcas facilita a comunicação e que dúvidas, muitas vezes consideradas simples, podem ser esclarecidas. “Já começamos uma ação no TJ, por meio da Coordenadoria de Controle Interno, que visa a padronização das atividades. Isso será facilitado com a elaboração de manuais, como já ocorreu com os setores de distribuição e contador”, cita o coordenador.
Do TJMT