Servidores são capacitados em planejamento estratégico

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território (TJDFT) deu passos importantes ao utilizar técnicas modernas na construção do Planejamento Estratégico Institucional. Agora, chegou a hora de destinar esforços para a elaboração de planos de ações setoriais, que ofereçam aos gestores parâmetros para as suas decisões, além da construção de um mapa das atividades do Tribunal.

Para auxiliar as unidades administrativas na formulação dos planos setoriais e em técnicas de acompanhamento e comunicação do desempenho, o TJDFT, por meio da Escola de Administração Judiciária – Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro, promove, desde o final de setembro, o projeto ProPlano, destinado a capacitar servidores das unidades administrativas nas melhores técnicas de planejamento institucional.

Por meio do projeto, cerca de 320 servidores das 24 unidades administrativas do TJDFT estão sendo capacitados. Durante os workshops de elaboração de planos de ações setoriais, os servidores têm a oportunidade de aliar a teoria à prática e contam com auxílio de instrutores na elaboração dos planos de cada unidade, que, posteriormente, serão submetidos a um grupo de trabalho para análise de viabilidade de implementação pela Casa.

Antes da realização dos workshops, um grupo de trabalho foi capacitado para acompanhar o desenvolvimento e a metodologia do projeto e, no inicio de outubro, foi realizada palestra de apresentação do projeto a todos os participantes. A capacitação está sendo desenvolvida pela Fundação Dom Cabral, centro internacional de educação executiva com mais de 30 anos de experiência, classificada como a 8ª melhor escola de negócios do mundo, no ranking 2012 de educação executiva do jornal Financial Times.

Espera-se que o planejamento setorial, a partir de metas bem definidas, propicie a união de esforços, a consciência coletiva, o engajamento e a melhora na comunicação e a agilidade na tomada de decisões. Além disso, permitirá que as equipes ajam de forma proativa ao identificar ameaças e oportunidades com antecedência. Propiciará, também, à Administração, o alinhamento e a integração das ações das várias unidades organizacionais, sempre com foco na missão Institucional do TJDFT: “Proporcionar à sociedade do Distrito Federal e dos Territórios o acesso à Justiça e a resolução dos conflitos, por meio de um atendimento de qualidade, promovendo a paz social”.

Do TJDFT