Sistema da Corregedoria do TJAM é modelo para o judiciário brasileiro

Compartilhe

O Sistema Gestor de Ações da Corregedoria (Sigac) do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) acaba de virar modelo para os tribunais de todo o país, tanto estaduais quanto federais. A recomendação partiu do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do departamento de Tecnologia da Informação, na última quinta-feira (09/09).

O Sigac, como ficou conhecido, é um sistema relativo a avaliação dos juízes candidatos à eleição para promoção por merecimento na carreira da magistratura. Ele foi criado em abril deste ano já totalmente adequado à  Resolução 106 do CNJ, que determina os critérios objetivos para promoção de juízes e acesso aos tribunais de segundo grau pelo critério de merecimento.

O programa, desenvolvido por um analista da própria corregedoria do TJAM, antes mesmo da recomendação já havia chamado a atenção de alguns tribunais, como o de Rondônia e o de Goiás. Depois da recomendação recebeu ligação dos tribunais de São Paulo, Mato Grosso e Espírito Santo. Todos já manifestaram interesse em implantar o sistema para as próximas eleições dos respectivos órgãos.

Fonte: AMB