Sistema permitirá bloquear transferência de veículos pela internet

Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) formou um grupo gestor para definir, em conjunto com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) um sistema virtual de bloqueio de transferência de veículos. Técnicos do Denatran já começaram a desenvolver o sistema, a pedido da Secretaria de Reforma do Judiciário, do Ministério da Justiça. Agora, representantes do Judiciário passam a integrar o grupo para dar a versão final ao sistema, segundo informações do conselheiro Douglas Alencar, integrante da Comissão de Informatização do Conselho Nacional de Justiça.

"A proposta é muito boa", avalia o conselheiro Oscar Argollo, que também faz parte da Comissão de Informatização. "É um mecanismo moderno, exatamente como buscamos fazer no âmbito do CNJ", disse. "Mas até aqui o programa foi desenvolvido por técnicos. Agora, é preciso ouvir os operadores do Direito para sintonizar o programa com as limitações, demandas e possibilidades do Judiciário", acrescentou.

O sistema, segundo o coordenador de informática do Denatran, Eduardo Sanches, permite que o juiz faça, pela internet, em tempo real, a restrição de transferência de propriedade de veículos. "Esta ferramenta permitirá a efetivação da ação em tempo real, facilitando os processos de execução", avaliou o conselheiro Douglas Alencar.