O site www.cnj.jus.br , do Conselho Nacional de Justiça, recebeu, no último dia 3 de maio, o Selo de Aprovação de Site Acessível conferido pela Organização Acessibilidade Brasil. Ele só é dado aos órgãos e instituições que possuem página na web com estrutura e conteúdo que permitem o acesso fácil de pessoas portadoras de necessidades especiais.
Para obter o selo, os sites devem ser criados levando-se em conta algumas situações e características de usuários, tais como dificuldade visual para ler, incapacidade para usar teclado ou mouse e ligação muito lenta para a internet. É o caso da página do CNJ que possui programas que permitem transformar a leitura do conteúdo do site em voz possibilitando o acesso aos deficientes auditivos.
A avaliação é feita por um software que detecta um código HTML e faz uma análise do seu conteúdo, verificando se está ou não dentro de um conjunto de regras. A análise é feita usando as regras de acessibilidade do WCAG e E-GOV.
O site do CNJ está dentro dos princípios de acessibilidade preconizados pela lei federal de acessibilidade (Lei 10 098, de 19 de dezembro de 2000), que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
EF/MM
Agência CNJ de Notícias
Siga as novidades do CNJ pelo Twitter. Basta acessar o endereço www.twitter.com/cnj_oficial