O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) assinou, na quinta-feira (18/10), um acordo de cooperação técnica com o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2/Rio de Janeiro e Espírito Santo) para utilização do Sistema Integrado de Gestão Administrativa (SIGA-DOC). O sistema, para a gestão e difusão de documentos e arquivos, foi doado ao TJBA.
Desenvolvido pelo TRF2 o SIGA-DOC é um software livre e de código aberto que permite a criação, transferência, assinatura e demais atos de tramitação de documentos administrativos de forma exclusivamente eletrônica.
Implementado em 2007, o sistema foi testado e aperfeiçoado nos últimos quatro anos e já opera com certificação digital. A equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (SETIM) do TJBA será responsável pela implantação do sistema no Poder Judiciário da Bahia e pela adequação do SIGA-DOC a realidade local.
Além de reduzir substancialmente a utilização de papel, o sistema vai facilitar o acesso às informações e garantir agilidade e maior controle dos processos administrativos. A programação da SETIM prevê que o início da implantação do sistema, através de um projeto piloto, será no dia 1º de março de 2013.
Transformar o físico em digital exige uma mudança de cultura e principalmente treinamento organizacional e o primeiro passo para que os servidores entendam a novidade é a capacitação. Uma série de ações está sendo planejada e a primeira delas foi realizada na terça-feira (16/10) pelo Núcleo de Documentação de Informação (NDI) do TJBA.
A especialista na área de Ciência da Informação e consultora em Gestão de Documentos, Maria Rosângela da Cunha ministrou palestra para assessores e coordenadores que direcionam as informações do Judiciário, e explicou que o cuidado e a preservação dos documentos interferem na qualidade e na veracidade da informação. O investimento no sistema documental do Tribunal visa, prioritariamente, melhorar a prestação dos serviços do Poder Judiciário.
Do TJBA