O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STIC), apresentou ao conselheiro Norberto Campelo, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), todas as ações já realizadas pela corte piauiense desde 2009 para a implantação do Projeto Judicial Eletrônico (PJe). Foi detalhado ao conselheiro o avançado estágio da aquisição de equipamentos de TI necessários à implementação do processo eletrônico, bem como a otimização do parque tecnológico do tribunal.
No encontro, foi exposta ainda a possibilidade de o Conselho Nacional de Justiça hospedar em seu datacenter o PJe do TJPI, para imediata aplicação, sem prejuízo da aquisição dos equipamentos de TI, cujo processo se encontra em curso. A Comarca de Campo Maior seria a sede do projeto piloto. Foi discutida também uma eventual visita institucional de técnicos do CNJ ao TJPI para verificação das potencialidades do parque tecnológico do tribunal, oferecendo, se for caso, os insumos para a implementação do projeto PJe.
A equipe responsável pela implementação do PJe no TJPI, juntamente com os juízes Max Paulo e Paulo Roberto, possivelmente também visitará o CNJ neste mês para avançar na implantação do processo eletrônico. A reunião foi presidida pelo desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, presidente do Projeto Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PTIC).
Também participaram os juízes auxiliares da Presidência do tribunal, Paulo Roberto e Melissa Pessoa; os juízes auxiliares da Corregedoria, Max Paulo e José Airton; o juiz Júlio Garcez, titular da Comarca de Campo Maior; e o corpo técnico do tribunal; além do presidente da Comissão de Direito da Informática da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí (OAB-PI), Vinícius Cabral.
Fonte: TJPI