Técnicos de urna que irão trabalhar durante as eleições nas Zonas Eleitorais de Palmas (29ª ZE), Novo Acordo (35ª ZE) e Miracema (5ª ZE), no Tocantins, receberam na última semana treinamento para trabalharem nas eleições de 7 de outubro. O treinamento está sendo realizado em nove cidades pólo. A capacitação é direcionada a 29 técnicos de urnas, sendo 15 de Palmas, sete de Novo Acordo e sete de Miracema do Tocantins.
No início do treinamento, o coordenador de sistemas eleitorais e logística do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Carlos Motta, destacou aos técnicos a composição do Tribunal e das Zonas Eleitorais. Durante a aula expositiva, o palestrante também abordou temas como ética e cidadania.
No segundo momento do treinamento, foi realizada aula prática, oportunidade que os técnicos tiveram para conhecer as partes internas da urna eletrônica e da impressora. “É muito importante para os técnicos terem conhecimento dos componentes internos das urnas e impressoras. Pois são esses componentes que podem dar algum problema no dia da eleição”.
Yuri Monteiro Jadão, 20 anos, foi selecionado para trabalhar em Palmas. “É uma experiência nova, estou gostando muito, principalmente porque ainda não havia trabalhado nas eleições. Estou animado quero aumentar meu conhecimento”. Keiliany Carneiro Nascimento, também tem 20 anos. A técnica irá atuar em Miracema e já trabalhou nas eleições de 2010. “Esse curso é muito bom, principalmente porque é promovido pelo TRE, um órgão que tem muita credibilidade. Essa capacitação, com certeza irá abrir outras portas no mercado de trabalho.”
Fonte: TRE-TO